Home > Dicas

Para turbinar seu blog

Saiba como utilizar o software WordPress, personalizar as páginas e gerenciar melhor o conteúdo

Por Redação da PC World (EUA)

14/02/2007 às 12h42

turbina_blog70x84.jpg
Foto:

Saiba como utilizar o software WordPress, personalizar as páginas e gerenciar melhor o conteúdo

blog 100 150Para quem é novo no ramo, o serviço gratuito Blogger, do Google, dá conta do recado. Mas quem já é um usuário mais experiente de blogs busca mais atributos, personalização e controle. Por conta disso, muitos estão migrando para o WordPress, software livre e gratuito da Automattic Productions.

Ao contrário das ferramentas básicas encontradas em opções como Blogger, Windows Live Spaces, da Microsoft, e Yahoo 360, o WordPress oferece toneladas de plug-ins e widgets (componentes) para customizar o blog. Um dos atributos é um fi ltro de spam, que remove mensagens indesejadas publicadas como comentários.

Também é possível tornar o blog privado. Assim, somente as pessoas autorizadas podem ler e comentar seus posts. Mas o WordPress proporciona mais do que um simples weblog cronológico: o atributo de páginas do programa o torna um sistema completo de gerenciamento de conteúdo com suporte para sites complexos.

blog 100 120

Por exemplo, os modelos do WordPress permitem a você manter informações de contatos ou qualquer outro conteúdo estático fácil de ser acessado pelos visitantes. Depois de editar um ou dois scripts para incluir os seus nomes de usuário e senhas do MySQL e PHP, você faz o upload para o servidor. Assim surge o blog.

Complicado? Relaxe... O WordPress e muitos de seus parceiros oferecem ferramentas fáceis para colocar seu blog no ar em minutos. Se estiver satisfeito com um subdomínio (www.fulano.wordpress.com) e não se importa com textos ocasionais entre seus posts, é possível criar uma conta gratuita no Automattic do WordPress.com, um serviço de hospedagem semelhante ao BlogSpot, do Google.

Há a limitação de 25 MB de imagens, PDF e outros arquivos, mas a quantidade de texto que você e seus leitores podem colocar não tem restrição. A  Automattic planeja acrescentar contas comerciais opcionais para aumentar o armazenamento.

Se você selecionar o WordPress.com como host, a configuração será simples. Assim que você se loga, uma barra de ferramentas de opções de configuração surge no topo para a criação da página e dos posts, mudança de temas, gerenciamento de comentários e adição de links para a barra lateral da página.

Crie contas de moderador e autor individuais e deixe o blog invisível até que esteja pronto. Para usar o WordPress para publicar o blog ou site em seu servidor de hospedagem, o host deve suportar PHP e MySQL.

Serviços independentes como o Blue Host e o Laughing Squid oferecem suporte ao WordPress e cobram cerca de 7 dólares por mês. Para ver uma lista de serviços, visite wordpress.org/hosting.

RETORNO FINANCEIRO

Se para você blogar é postar imagens de crianças ou detalhar sua viagem, não espere ficar rico como blogueiro profissional. Mas, se o conteúdo publicado atrai interesse, mesmo que seja de um público específico, então você pode ganhar dinheiro todo mês por exibir propaganda. Uma das formas mais fáceis de testar as chances de sucesso é o serviço AdSense do Google, que combina anúncios de texto do Google ao conteúdo do seu blog e opcionalmente coloca a barra de busca no seu site.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail