Home > Notícias

FBI contabiliza 160 laptops perdidos em menos de 4 anos, revela EUA

Auditoria pelo Departamento de Justiça descobre que agência perdeu quase quatro notebooks por mês, com dados desconhecidos, em muitos casos

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!

14/02/2007 às 16h39

Foto:

Auditoria pelo Departamento de Justiça descobre que agência perdeu quase quatro notebooks por mês, com dados desconhecidos, em muitos casos

A Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI, da sigla em inglês) perdeu 160 laptops em menos de quatro anos, ou uma média de quase quatro por mês, de acordo com o inspetor geral do Departamento de Justiça. Em muitos casos, o FBI não sabe o que estava nos portáteis perdidos.

Mesmo que a auditoria tenha concluído que o FBI vem fazendo um trabalho melhor em monitorar seus notebooks do que no passado (a média era de 11 notebooks por mês), órgão foi criticado por não definir regras claras para reportar hardware perdido.

Dez dos computadores tinham dados confidenciais ou sensíveis em seus discos rígidos, de acordo com o arquivo, incluindo um roubado em Boston que incluía software para a fabricação de crachás do FBI. E 51 outros sistemas também podem contar segredos. Destes, seis foram perdidos pela divisão de contra-inteligência e um pela divisão de contra-terrorismo.

"O FBI não sabe o conteúdo destes notebooks ou se qualquer um deles tinham informações confidenciais", afirma o documento. "Por isso, é impossível para o FBI saber a extensão dos dados que as perdas podem trazer à segurança nacional". A contra-inteligência e contra-terrorismo são dois departamento no FPI normalmente envolvidos com as informações mais secretas da agência.

Além dos portáteis, a auditoria constatou a perda de 160 armas do FBI, incluindo dez espingardas, seis submetralhadoras e oito rifles, durante os 44 meses cobertos pelo estudo. Ao contrário da maioria dos laptops, que eram reportados como perdidos, 59% das armas foram roubadas dos veículos de diversos agentes.

O FBI não é a única agência federal que tem problemas para rastrear seus computadores. O Departamento de Relações com Veteranos, por exemplo, anunciou em maio de 2006 que havia perdido um laptop contendo mais de 1,8 milhão de dados pessoais de veteranos e médicos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail