Home > Notícias

3GSM: Iniciativa busca padronizar uso do celular como meio de pagamento

Catorze operadoras já aderiram, mas a Coréia será pioneira nos testes com tecnologias que permitem pagamentos via celular no varejo

Por Redação do IDG Now!

14/02/2007 às 11h22

Foto:

Catorze operadoras já aderiram, mas a Coréia será pioneira nos testes com tecnologias que permitem pagamentos via celular no varejo

A GSM Association (GSMA) anunciou nesta terça-feira (13/02) uma iniciativa voltada a promover o uso do celular como meio de pagamento nos pontos de venda. O projeto conta com a adesão de 14 operadoras, que juntas reúnem mais de 900 milhões de usuários de celulares.

Batizado de Pay-Buy Mobile, o projeto é definido pela GSMA como “uma progressão natural” para o setor, um complemento ao programa anunciado no ano passado para a busca de uma abordagem comum para o uso da tecnologia de Near Field Communications (NFC), voltada a conectar celulares com sistemas sem contato de pagamento.

Na visão do projeto, os pagamentos pelo celular serão feitos utilizando-se uma placa SIM/Universal Integrated Circuit Card (UICC) em celulares e a tecnologia NFC/sem contato nos pontos de venda. O resultado será um serviço transparente e interoperável para clientes de celulares, instituições financeiras e bancos, segundo a associação.

O papel da GSMA será trabalhar de perto com os principais intermediários financeiros para fornecer as soluções para as operações. A primeira fase da iniciativa prevê uma análise do modelo comercial, seguida de um teste completo na Coréia ainda este ano.

O teste será conduzido pela operadora Korea Telecom Freetel (KTF) e incluirá os principais participantes da cadeia de valor - desde bancos e fornecedores de cartões de crédito até organizações de varejo e fabricantes de celulares.

A LG Electronics fornecerá os celulares para esse teste inicial na Coréia. A KTF vai compartilhar os resultados do seu teste com a comunidade de operadoras da GSMA. Depois disso, testes semelhantes serão realizados com outras operadoras e instituições financeiras.

A Coréia do Sul tem mais de 12 milhões de celulares em circulação com capacidade para pagamento, e 80 mil terminais de pagamento em centros comerciais, restaurantes e cafés.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail