Home > Notícias

Artigo: O perigo do spam

A maioria dos e-mails que circula pela web é spam e pode esconder programas nocivos ao seu PC; veja como combater esse problema

Por Daniel dos Santos, editor-executivo de PC World

14/02/2007 às 12h15

Foto:

A maioria dos e-mails que circula pela web é spam e pode esconder programas nocivos ao seu PC; veja como combater esse problema

dsantos.jpgMuito lixo na sua caixa de e-mail? Como qualquer internauta, diariamente recebo dezenas e até centenas de mensagens não solicitadas. Justifica-se: mais de 70% do correio eletrônico que circula pela rede é spam. Mas o transtorno de remover esse conteúdo inútil não é a pior parte dessa história.

Além de ser a principal forma de disseminação de pragas virtuais, o e-mail não solicitado também virou motivação para os criminosos. Para enviar milhões de anúncios de produtos que geralmente não queremos, piratas da internet seqüestram computadores, criando redes de PCs “zumbis”.

Essas vítimas são recrutadas com a instalação de programas nocivos, que permitem o controle remoto dos equipamentos para o envio de spam em massa. Sabe aquele jogo gratuito que você baixou em um site estranho? Pode ter sido a chave para que sua máquina seja controlada.

Muitas vezes o dono do micro nem sabe que seu PC e sua conexão à internet estão sendo usados para esse fim. Os chamados spammers enviam sua publicidade indevida à custa da infraestrutura de internautas inocentes.

Segundo a empresa de segurança Sophos, 90% de todos os e-mails não solicitados que circulam pela rede mundial de computadores são disparados por redes de máquinas zumbis.

Como minimizar esse problema? Há várias coisas que podem ser feitas. Primeiro, adotar um filtro anti-spam (há boas opções, como o gratuito SpamBayes), além de ferramentas de segurança que protejam seu PC.

Mas o principal é não incentivar essa “indústria”. Se você não autorizou uma empresa a lhe mandar publicidade e ela insiste em fazer isso, simplesmente não compre os produtos. O boicote é a melhor resposta.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail