Home > Notícias

Gamers reclamam que Windows Vista tem problema para rodar jogos

Falta de compatibilidade com a nova tecnologia gráfica DirectX 10 parece ser o principal motivo para problemas com os jogos

Por Eric Lai, para o IDG Now!*

14/02/2007 às 10h54

Foto:

Falta de compatibilidade com a nova tecnologia gráfica DirectX 10 parece ser o principal motivo para problemas com os jogos

Os gráficos do novo Windows Vista estão trazendo dores de cabeça aos entusiastas de jogos. Um número restrito, mas significativo de games feitos para o Windows XP não funciona apropriadamente no novo sistema, reportaram gamers em fóruns.

Grande parte dos problemas está em jogos de tiros como CounterStrike, Half-Life 2, Doom 3 e F.E.A.R, que tendem a exigir maior poder gráfico do computador.

Além dos casos em que o jogo fecha, a principal reclamação dos usuários do Vista é que a velocidade das imagens fica lenta, atrapalhando a jogabilidade,

Especialistas culpam os softwares de drivers, a complexidade do Vista e a falta de cartões de vídeo otimizados para a nova tecnologia gráfica do Vista, chamada DirectX 10 – apesar das promessas da Microsoft de que o Vista seria compatível com o mecanismo gráfico do XP, o DirectX 9, e que suportaria os jogos atuais.

Enquanto isso, os jogos otimizados para DirectX 10 aparecem lentamente no mercado. Um executivo da Nvidia prevê que esses jogos devem se tornar mais populares apenas a partir de meados de 2008.

A Microsoft diz que o problema não é tão grave. Chris Donahue, gerente de Windows para a área de games, diz que a empresa testou mais de mil jogos nos últimos cinco anos e a maioria funciona com o Vista.

O DirectX 10 é uma completa reformulação do sistema gráfico do Windows, que permite rodar jogos com maior rapidez e melhor textura que o DirectX 9. A Microsoft diz que os principais fornecedores de jogos estão se apressando em produzir títulos otimizados para o novo padrão, embora até agora a empresa só tenha apresenta uma dezena de jogos, com melhorias bastante sutis.

Os fabricantes de chips gráficos – como Nvidia, Intel e ATI –, por sua vez, são criticados pela falta de agilidade em oferecer drivers para os cartões gráficos existentes rodando seus chips.

Além disso, a Intel e a ATI ainda não apresentaram chips gráficos otimizados para o DirectX 10. A Nvidia lançou um processador para o DirectX 10, o GeForce 8800, mas seus drivers ainda estão em beta.

Alguns usuários estão tão irritados que criaram um site ameaçando processos. Em resposta, a Nvidia criou um site que permite aos usuários reportar problemas.

*Eric Lai é editor do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail