Home > Notícias

Santander Banespa testa cartão de segurança que emite senhas

Santander, Bradesco e mais dois bancos brasileiros testam o DisplayCard, cartão bancário com sistema de token embutido

Por Daniela Braun editora do IDG Now!

14/02/2007 às 11h15

Foto:

Santander, Bradesco e mais dois bancos brasileiros testam o DisplayCard, cartão bancário com sistema de token embutido

O banco Santander Banespa é uma das quatro instituições bancárias que estão realizando testes com cartões que possuem um display embutido para emissão de senhas numéricas dinâmicas, além da senha do banco.

Com a promessa de substituir os tokens - dispositivos de emissão de senhas para reforçar a segurança em transações bancárias - o DisplayCard tem a aparência de um cartão de banco comum com chip e tarja magnética. Entretanto, o plástico inclui um display flexível, uma bateria química - com duração média de três anos - e um microcontrolador.

"Ao realizar a transação, o correntista pressiona uma determinada área do cartão e recebe uma combinação numérica que será utilizada uma única vez", explica Denyson Machado, gerente de negócios da Inteligensa do Brasil, subsidiária da empresa Inteligensa, responsável pela implantação dos cartões na América Latina.

Os cartões desenvolvidos pelas norte-americanas Incard Technologies e Ncryptone também começaram a ser testados no início do ano pelo banco Bradesco. A Inteligensa ainda conta com projetos em outros dois bancos, que não foram revelados.

O Santander inicia o projeto-piloto com o DisplayCard no segundo trimestre deste ano com alguns clientes que movimentam de Internet Banking e Auto-atendimento. A expectativa é expandir o uso da nova tecnologia para as transações efetuadas pelo serviço telefônico Superlinha.

No final de março, o banco inicia a oferta do Cartão de Segurança On-line, a exemplo de bancos como Itaú e Bradesco, para movimentações pelo Internet Banking.

No verso do cartão há uma tabela com 50 códigos numéricos, com quatro dígitos cada. Ao efetuar uma operação, além da assinatura eletrônica, o usuário deverá digitar o código do cartão, de acordo com a posição solicitada pelo sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail