Home > Notícias

MiniCom quer levar banda larga a 16 mil escolas de ensino médio

Hélio Costa promete para março um pacote de ações conjuntas entre os ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento

Por Redação do IDG Now!*

15/02/2007 às 10h57

Foto:

Hélio Costa promete para março um pacote de ações conjuntas entre os ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento

O Ministro das Comunicações Hélio Costa anunciou que será lançado em março um pacote de ações conjuntas entre os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações e do Planejamento voltadas para a universalização da inclusão digital nas escolas públicas do país.

Segundo Hélio Costa, o primeiro passo será levar a internet banda larga (em alta velocidade) a 16 mil escolas de ensino médio que já receberam laboratórios de informática do MEC. A conexão será feita por meio do programa do Gesac (Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. "Nós vamos otimizar os sistemas de inclusão digital do Ministério das Comunicações e do MEC”.

O ministro explicou ainda que será um projeto plurianual, com duração de quatro anos, e que, além dos recursos do orçamento de cada ministério, devem ser usados ainda este ano os recursos do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). As oito propostas apresentadas por Hélo Costa para a utilização dos recursos do FUST estão focadas na universalização das comunicações.

Em fevereiro deverá ser realizado o pregão para reformulação do Gesac, o que vai acelerar a implantação do Programa de Inclusão Digital. O programa atende atualmente 2,1mil municípios, com 3,3 mil pontos de conexão à Internet em banda larga por satélite.

Agora o ministério vai utilizar todas as tecnologias possíveis, inclusive as sem fio, para reduzir custos e otimizar a rede, deixando o uso do satélite (que custa mais caro) somente para área remotas onde não há outros tipos de conexão. Assim, o programa poderá será ampliado em 2007 para oito mil pontos de presença e ainda atender a todos os 5.565  municípios brasileiros.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail