Home > Notícias

3GSM:Opera estará em alguns novos celulares com Windows Mobile 6

Versão Mini do Opera será incluído em aparelhos da Toshiba, Motorola e Asus junto ao Internet Explorer Mobile, incluído no sistema

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

16/02/2007 às 11h21

Foto:

Versão Mini do Opera será incluído em aparelhos da Toshiba, Motorola e Asus junto ao Internet Explorer Mobile, incluído no sistema

Alguns dos primeiros telefones com o sistema Windows Mobile 6.0 a chegar ao mercado incluirão o browser móvel Opera, além do software Internet Explorer, da própria Microsoft.

O Q, da Motorola, assim como modelos da High tech Computer, Asus e Toshiba incluirão uma cópia do Opera Mobile, afirmou o co-fundador e CEO da Opera, Jon von Tetzchner, durante a feira 3GSM, em Barcelona.

A Microsoft lançou o Windows Mobile 6.0, a última versão do seu sistema operacional para telefones, nesta semana.

O Internet Explorer Mobile acompanha o software. Diversos fabricantes de handsets anunciaram nesta semana planos para lançar telefones que rodem o sistema operacional da Microsoft.

Von Tetzchner afirmou que os fabricantes de handset decidiram adicionar o navegador opera já que grande parte dos telefones vem com telas grandes e podem ser relativamente caros, o que os força a oferecer ao usuário uma boa qualidade na navegação.

"As pessoas querem um ótimo navegador quando usando o Windows Mobile", acrescentou.

A tecnologia do navegador da Opera renderiza sites para que caibam dentro da área da tela móvel do telefone. O browser também é desenvolvido para reproduzir sites mais rápido que os competidores, afirmou Von Tetzchner.

Além do opera Mobile, a companhia também oferece o Opera Mini, navegador gratuito que funciona em telefones compatíveis com Java.

O aplicativo se comunica com um servidor hospedado pela Opera ou por uma operadora móvel que baixa os sites mais rapidamente, impactando em menos dados trafegados na rede.

A Fundação Mozilla, responsável pelo Firefox, também oferece um navegador móvel chamado Minimo que ainda não ganhou muita participação no mercado.

A Nokia usa navegadores da Opera historicamente, mas está planejando desenvolver um software internamente.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail