Home > Notícias

Sharp anuncia gravador do formato Blu-Ray mais barato no Japão

Aparelho BD-HP1 usa sintonizador da TV para gravar programação no formato da Sony e funciona apenas com LCDs da própria empresa

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

16/02/2007 às 10h36

Foto:

Aparelho BD-HP1 usa sintonizador da TV para gravar programação no formato da Sony e funciona apenas com LCDs da própria empresa

A Sharp desenvolveu um gravador Blu-Ray mais barato para massas pela ausência de sintonizador de canais. Ao invés disto, o BD-HP1 usará o sintonizador da televisão para gravar programas, afirmou a companhia nesta quarta-feira (15/02).

O gravador, que a Sharp descreve como "um tocador que pode gravar", se conecta pela interface iLink (IEEEE1394) à TV. A Sharp afirma que a novidade funcionará com toda linha de LCD Aquos com o conector. A TV precisa apenas energizar seu sintonizador, para que todo o conjunto não tenha que ser alternado para tornar a gravação possível.

A Sharp não verificou se o gravador trabalhará com outras TVs que tenham conectores iLink, e garantirá a compatibilidade apenas em modelos Sharp.

O aparelho é compatível com discos BD-RE de camada única, com capacidade de 25 GB, o que é suficiente para cerca de 3 horas de transmissão de TV em alta definição ou 2 horas de programação em HDTV.

Para a qualidade padrão de TV, as mídias comportam até 6 horas de gravação.

A ausência do sintonizador derruba o preço do gravador, mas existem desvantagens. Como cada componente recebe apenas um canal por vez, é impossível gravar um canal enquanto o usuário assiste outro.

O BD-HP1 será vendido no Japão em 20 de março, afirmou a Sharp. Cada aparelho custará 1.260 dólares, mais baratos que similares lançados recentemente pela Sony e Panasonic no Japão.

Um modelo similar deverá ser lançado em todo mundo até o final do ano. A Sharp ainda não definiu nem quando nem preços para o aparelho.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail