Home > Notícias

Mozilla lança site reformulado de extensões para navegador Firefox

Atrasado em três dias por problemas de estrutura, novo site de add-ons para o navegador terá novo selo de aprovação dado pela Mozilla

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

16/02/2007 às 14h31

Foto:

Atrasado em três dias por problemas de estrutura, novo site de add-ons para o navegador terá novo selo de aprovação dado pela Mozilla

A Mozilla reformulou o site  de add-ons do Firefox, acrescentando ferramentas mais sofisticadas de discussão entre os usuários. Ele também estará disponível em diversas línguas, afirmou um executivo da Mozilla.

Mais importante, no entanto, é que o site cortará o número de extensões suportadas pelo navegador das atuais mais de 2 mil para cerca de centenas.

Seu lançamento foi atrasado por problemas técnicos. Uma notícia publicada nesta quarta-feira no blog de desenvolvimento da Mozilla explica que o "a página foi atingida por problemas desconhecidos. Sem entrar em detalhes, estamos tendo questões na maneira que a estrutura está usando o cache para páginas. Ao invés de oferecer uma navegação lenta no lançamento, decidimos resolver os problemas com os servidores antes da inauguração".

Também na quarta-feira, o engenheiro da Mozilla, Justin Fitzhugh, disse que o atraso até a noite de quinta-feira poderia ser usada para atualizar a sessão de add-ons. "Tivemos problemas de código e infra-estrutura com a última versão, que já foram resolvidos", afirmou.

Alguns usuários do Firefox têm demonstrado preocupação sobre as extensões que a Mozilla tirará do seu site público. Em resposta, o executivo Wil Clouser escreveu que o grupo "não está deletando extensões, mas sim as dividindo entre uma área pública e uma caixa de areia".

As que estão na área pública do site terão o selo de aprovação da Mozilla - um editor de add-ons testará e checará se a extensão tem segurança -, enquanto os add-ons na "caixa de areia" estarão disponíveis para testes e comentários da comunidade.

*Gregg Keizer é editor do ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail