Home > Dicas

Crie atalhos de teclado parecidos com o Ctrl+Alt+Del

Você pode automatizar qualquer operação de apontar e clicar que pode ser feita com o mouse. Indicamos algumas maneiras de fazer atalhos por meio do teclado

Por Christopher Null, da PC World (EUA)

16/02/2007 às 11h52

teclas-atalho70x84.jpg
Foto:

Você pode automatizar qualquer operação de apontar e clicar que pode ser feita com o mouse. Indicamos algumas maneiras de fazer atalhos por meio do teclado

teclas_atalhoO Windows permite que você atribua um comando de teclado para ativar qualquer ícone de atalho - note, porém, que é necessário ser um atalho; você não pode atribuir um comando por meio do teclado a outros tipos de arquivo.

Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone desejado em Propriedades, Atalho. Depois, digite no campo ‘Tecla de Atalho’ o conjunto de teclas que você quer utilizar como atalho; ele deve manter um padrão de dois ou três caracteres, sendo um deles as teclas <Ctrl>, <Shift> ou <Alt>.

Atalhos mais sofisticados podem ser feitos com o software gratuito cujo nome, apropriado, é Keyboard Shorcuts. Aí sim é possível abrir qualquer arquivo, executar comandos do sistema (tais como fazer logoff e desligar) ou abrir qualquer URL em um browser com os atalhos que você criar. Um único atalho pode executar diversos destas ações, simultaneamente ou em seqüência.

Outra ferramenta para atalhos mais complexos são os gravadores de macro, que podem capturar passos detalhados e repetí-los sob um único comando.

O Workspace Macro program, que custa 25 dólares, pode capturar tudo o que você digita, bem como os movimentos e cliques do mouse. Apenas clique em New para gravar a macro e em Stop depois que concluir todos os movimentos que queria.

Se você quer atribuir atalhos do teclado a suas macros, precisará de um outro software, o Launch-N-Go, que também custa 25 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail