Home > Notícias

IBGE: brasileiros compraram 30% mais computadores no varejo em 2006

Dados do IBGE mostraram ainda que houve uma queda de 10% no preço de produtos de informática nas lojas durante o período

Por Redação do IDG Now!*

16/02/2007 às 11h02

Foto:

Dados do IBGE mostraram ainda que houve uma queda de 10% no preço de produtos de informática nas lojas durante o período

Os brasileiros compraram 30% mais computadores em 2006, na comparação com o ano anterior, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Mensal do Comércio.

Os dados Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostraram ainda que houve uma queda de 10% no preço de produtos de informática no período.

O setor de informática foi o que mais cresceu ao longo de 2006, tendo o quarto maior impacto no crescimento anual de 6% nas vendas das lojas e supermercados brasileiros.

As vendas de produtos alimentícios nos supermercados tiveram o maior peso no resultado final. Esse setor, teve alta de 7,6% ao longo do ano passado. A compra de móveis e eletrodomésticos teve o segundo maior impacto, com alta de 10%.

O aumento da massa de salários do brasileiro e a manutenção dos preços foram os principais motivos para o resultado, segundo o IBGE.

"Houve aumento da massa salarial, estabilidade no emprego, aumento de renda real por conta da queda da inflação. E todas essas variáveis beneficiaram o comércio varejista", analisa o coordenador da pesquisa, Reinaldo Silva Pereira.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail