Home > Notícias

Negligência de usuários com informações expõe empresas, diz pesquisa

De acordo com o estudo, 88% dos entrevistados afirmaram transferir dados de clientes para fora da organização via e-mail

Por Redação do IDG Now!

19/02/2007 às 14h58

Foto:

De acordo com o estudo, 88% dos entrevistados afirmaram transferir dados de clientes para fora da organização via e-mail

Apesar da preocupação das empresas em proteger seus dados contra ataques externos, o perigo está mais próximo que elas imaginam, segundo um estudo da Illuminas, divulgado pela McAfee.

A pesquisa revela que embora grande parte das empresas - 84% - tenham políticas formais para o tratamento de informações, práticas como deixar papéis confidenciais na impressora, emprestar dispositivos com documentos sensíveis a colegas e transferir dados de clientes para fora da rede da empresa são muito comuns.

Segundo o estudo - feito a partir de entrevistas com 300 funcionários em todo o território dos EUA, em empresas com pelo menos 200 funcionários, em janeiro deste ano -, 21% de todos os entrevistados admitiram deixar documentos reservados na bandeja de saída da impressora e 22% afirmaram que, às vezes, emprestam aos colegas os dispositivos portáteis em que armazenam documentos de trabalho.

Além disso, mais de um quarto dos entrevistados (26%) não fragmentam documentos confidenciais quando terminam de trabalhar com eles e  88% afirmaram transferir dados de clientes para fora da organização via e-mail, sendo que 23% usam webmail para este fim.

Quatro entre dez entrevistados (38%) retiram até dez documentos do escritório a cada semana em dispositivos portáteis tais como laptops (41%), memórias USB (22%) e CD-ROMs (13%).

Entre as principais políticas adotadas para a proteção de informação estão fragmentação (69%), bloqueios (47%) e senhas (51%).

Mesmo com estes cuidados, desde fevereiro de 2005, mais de 100 milhões de registros de dados contendo informações pessoais confidenciais de residentes nos Estados Unidos foram expostos devido a falhas de segurança, de acordo com a Privacy Rights Clearinghouse, uma organização sem fins lucrativos de defesa dos consumidores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail