Home > Notícias

Novo sistema de buscas oferece respostas de especialistas ao vivo

A partir de uma base de experts, serviço de buscas Jyve liga usuário que busca tema a especialista no assunto por meio de chat ao vivo

Por Heather Havenstein, para o IDG Now!*

21/02/2007 às 17h13

Foto:

A partir de uma base de experts, serviço de buscas Jyve liga usuário que busca tema a especialista no assunto por meio de chat ao vivo

A Jyve anunciou nesta terça-feira (20/02) um novo site de pesquisa que liga usuários diretamente com pessoas que podem responder às suas questões.

A desenvolvedora, responsável por plug-ins para o software de VoIP Skype, descreve a novidade como um "sistema de questões", onde buscas de usuários provocam chats, ligações ou mensagens instantâneas ao vivo com experts no tópico buscado.

Usuários podem ter acesso a tutoriais e dicas sobre tópicos como aprender línguas, comprar um computador, praticar mountain biking ou cozinhar, disse a companhia.

Quando um usuário faz a busca, os termos são enviados para desktops de membros autenticados que identificaram os tópicos como um dos que eles têm conhecimento.

Quem busca as informações pode confirmar a suposta especialização do membro em seu perfil público antes de interagir de maneira privativa.

"A Jyve vem trazer literalmente o conhecimento armazenado nas mentes das pessoas em todo o mundo", afirmou Charles Carleton, co-fundador da Jyve, em um anúncio. "Estamos vendo todos os tipos de pesquisas sendo feitas, mas pessoas reais ainda sabem que milhares de assuntos nada populares são difíceis de serem encontrados".

O site permite que usuários classifiquem respostas recebidas, e membros podem formatar funções em que são pagos por serviços profissionais, usando o sistema de medição online da Jyve, afirmou a empresa.

O Jyve é de graça até que membros ganhem dinheiro com as respostas. Após isto, a companhia cobra comissão de 10% por cada transição online.

O serviço ainda permite que fabricantes se refiram a seus clientes para que o Jyve ajude a localizar serviços e produtos de consumo.

*Heather Havenstein é editora do ComputerWorld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail