Home > Notícias

MS libera seis ferramentas gratuitas para facilitar migração para o Vista

Algumas são o software para ajudar na verificação de compatibilidade e sistemas para ativar e gerenciar os PCs licenciados

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*

21/02/2007 às 12h02

Foto:

Algumas são o software para ajudar na verificação de compatibilidade e sistemas para ativar e gerenciar os PCs licenciados

A Microsoft divulgou na terça-feira (20/02) seis ferramentas gratuitas para auxiliar as companhias a implantar o novo sistema operacional Windows Vista.

As ferramentas, que em sua maioria estiveram disponíveis em versão beta nos últimos meses, incluem software para ajudar na verificação de máquinas e aplicações compatíveis com o Vista, além de outros sistemas para ativar e gerenciar os PCs licenciados.

O Windows Hardware Assessment 1.0 é responsável por escanear a rede da companhia para determinar se o PC em questão atende aos requisitos mínimos da Microsoft para o Vista. A ferramenta pode escanear até 5 mil PCs e retornar resultados em questão de minutos, diz Shannon Boetcher, gerente geral do grupo de Windows Client.

A companhia também divulgou o conjunto de ferramentas Application Compatibility Toolkit (ACT) 5.0, destinado a responder as perguntas freqüentes sobre a possibilidade de determinadas aplicações ou software rodarem no Vista. O conjunto também traz dicas sobre como resolver as questões de compatibilidade.

Como parte do ACT 5.0, a Microsoft também está criando uma comunidade online em que manterá, entre outras coisas, uma lista de software compatíveis com o Vista. Cerca de 800 aplicações estão na lista inicial, que terá atualização semanal. "Ainda existem muitas outras aplicações que não estão na relação, mas que rodam no Vista", aponta a porta-voz.

Entre as soluções está ainda o Solution Accelerator for Business Desktop Deployment (BDD) 2007, que inclui ferramentas de migração, ferramentas de implantação remota e integração com outros produtos da Microsoft, como o System Management Server 2003. O download gratuito do software BDD 2007 está disponível para todos os clientes e parceiros no site da companhia.

A companhia também disponibilizou o Microsoft Volume Activation 2.0 e o Key Management Service (KMS) for Windows Server 2003, que fornece tecnologias de ativação em volumes. Dessa forma, as grandes corporações podem ativar múltiplas licenças do Vista ao mesmo tempo.

A companhia espera que as ferramentas facilitem a migração corporativa para o Vista, especialmente naquelas companhias que executavam versões mais antigas do Windows. O Virtual PC 2007, ferramenta de virtualização que permite que as companhias executem simultaneamente múltiplos sistemas operacionais em um único PC, pode vir a calhar nesse sentido. O sistema permite que usuários corporativos mudem seus computadores para o Vista ao mesmo tempo em que mantêm versões anteriores do Windows nas máquinas que necessitarem.

A divulgação das ferramentas destinadas à migração corporativa vem dias depois de o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, dizer que as previsões de vendas do Vista foram superestimadas, e também servem de estímulo à adoção por parte das companhias. Diversas pesquisas já mostram que não existe pressa por parte da maioria dos CIOs em adotar o novo sistema.

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em Nova York.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail