Home > Notícias

AMD lança chips Athlon 64 mais velozes e econômicos para desktops

Empresa anuncia melhoria no desempenho nos chips Athlon 64 X2, de dois núcleos, e reduz gasto de energia em dois modelos de um núcleo

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

22/02/2007 às 9h55

Foto:

Empresa anuncia melhoria no desempenho nos chips Athlon 64 X2, de dois núcleos, e reduz gasto de energia em dois modelos de um núcleo

A Advanced Micro Devices (AMD) anunciou uma melhoria no desempenho dos seus processadores para desktops Athlon 64 X2, de dois núcleos, e reduziu o gasto de energia em dois modelos de um núcleo Athlon 64.

O modelo mais avançado da linha AMD Athlon 64 X2 agora é o 6000+, com velocidade de clock de 3GHz e 2MB de cache L2. O chip custa 464 dólares em lotes de mil unidades. Antes, o modelo mais avançado era o 5600+, com velocidade de 2.8GHz, que agora custa 326 dólares, também em lotes de mil.

O objetivo do lançamento do chip de alta performance é pegar carona no lançamento do Windows Vista, novo sistema operacional da Microsoft que exige mais do hardware dos computadores.

Para os chips de um núcleo, não há ganho em desempenho, mas a fabricação dos modelos 3500+ e 3800+ no processo de 65 nanômetros permitiu uma melhor eficiência em energia. As versões mais recentes consomem 45 watts, em comparação aos 62 watts da geração anterior, feita em 90 nanômetros. O 3500+ custa 88 reais e o 3800+ custa 93 dólares (em lotes de mil).

Os chips dual-core mais velozes devem ter apelo principalmente para os entusiastas de games e devem aparecer nas linhas Alienware e Voodoo, da Dell e da Hewlett-Packard, respectivamente.

Já os chips de baixo consumo serão usados pela Fujitsu Siemens Computers na linha de desktops Esprimo, que promove a eficiência de energia.

A AMD já havia lançado em fevereiro novos chips Opteron para servidores com menor consumo de energia e melhor desempenho.

A concorrente Intel, por sua vez, está no contra-ataque. No último mês, a empresa firmou um acordo com a Sun Microsystems que vai usar seus chips Xeon em servidores e estações x86 - nos últimos anos, a Sun usava apenas chips AMD para estas linhas.

A Intel também assumiu a liderança no topo da cadeia de chips, o mercado dos processadores de quarto núcleos, com o lançamento da série Xeon 5300, conhecida como Clovertown. A AMD não vai lançar seus processadores de quatro núcleos para servidores com ganho de eficiência em energia, batizada de Barcelona, até o meio deste ano.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail