Home > Notícias

Blogueiro egípcio cumprirá quatro anos de prisão por insultar Islã

Abdel Kareem Soliman, 22 anos, foi condenado por criticar a universidade islâmica al-Azhar e o presidente Hosni Mubarak

Por Redação do IDG Now!

23/02/2007 às 12h57

Foto:

Abdel Kareem Soliman, 22 anos, foi condenado por criticar a universidade islâmica al-Azhar e o presidente Hosni Mubarak

Um blogueiro egípcio foi condenado a quatro anos de prisão por ter insultado o Islã e o presidente do seu país, reportou a mídia internacional na quinta-feira (22/02).

Abdel Kareem Soliman foi o primeiro blogueiro julgado e condenado no Egito. Ele utilizava seu blog para criticar a principal entidade islâmica no Egito, a Universidade al-Azhar, e o presidente Hosni Mubarak, que ele chamava de ditador, reportou a BBC.

Nativo da cidade de Alexandria, Soliman tem 22 e blogava sob o pseudônimo Kareem Amer. Ex-aluno da al-Azhar, ele chamava a instituição de “universidade do terrorismo” e acusava a escola de reprimir a liberdade de pensamento.

A universidade expulsou Soliman em 2006 e pressionou os promotores a levarem o ex-aluno a julgamento. Em uma sessão que durou cinco minutos, o juiz declarou Soliman culpado e o condenou a três anos de pena por insultar o Islã e mais um por ofender o presidente Mubarak.

O Egito prendeu outros autores de blog que criticaram o governo ao longo de 2006, mas todos foram libertados em seguida.

A Anistia Internacional, baseada no Reino Unido, classificou a decisão como “mais um tapa na cara da liberdade de expressão no Egito”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail