Home > Notícias

Microsoft torna WGA mais rígido e oferece versões em 21 novas línguas

Atualização do sistema de combate à pirataria da Microsoft está disponível em português e não pode ser desinstalado do PC do usuário

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

23/02/2007 às 12h59

Foto:

Atualização do sistema de combate à pirataria da Microsoft está disponível em português e não pode ser desinstalado do PC do usuário

A Microsoft atualizou seu software antipirataria para usuários que usam a versão em inglês do Windows XP, e começou a oferecer ferramentas opcionais para usuários em 21 outros países, incluindo alguns classificados como centros da pirataria pela empresa.

O software Windows Genuine Advantage Notification - que verifica se a cópia do Windows XP é legítima e oferece extras para usuários legais - foi "turbinada", segundo anúncio feito nesta sexta-feira (23/02) por uma porta-voz.

"Enquanto este lançamento inclui pequenas melhorias, a experiência de maneira geral é a mesma", acrescentou.

Em novembro do ano passado, David Lazar, diretor do programa Genuine Windows na Microsoft, afirmou que as ferramentas de notificação seriam atualizadas entre 90 e 120 dias pelo Windows Update.

A nova atualização é parte do processo, diz a porta-voz.

A ferramenta de Notificações também está sendo oferecida a usuários de 21 línguas diferentes do PX, incluindo três versões para o chinês, duas para o português (Brasil e Portugal), coreano e russo.

Alguns dos países têm uma extensa tradição na distribuição de softwares piratas, a ponto do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, listar Brasil, Rússia e China como paraísos da pirataria onde a empresa focaria seus esforços.

Outras mudanças no WGA incluem um novo site para o software, assim como ferramentas online de diagnóstico para ajudar usuários a resolver problemas com o WGA.

Mesmo que seja entregue aos usuários pela atualização automática do Windows XP - algo que analistas e usuários reclamaram sobre o passado -, as notificações se manterão opcionais.

Este não é o caso com o Windows Vista; o novo sistema operacional sofistica checagens de originalidade que não podem ser desabilitadas, porém.

No acordo de privacidade e licenciamento das Notificações, a Microsoft afirma que "as ferramentas foram desenvolvidas para adições permanentes ao sistema operacional" e "não podem ser desinstaladas".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail