Home > Notícias

Primeiro notebook com gravador de HD-DVD começa a ser vendido

Anunciado em janeiro pela Toshiba, Qosmio G30/97A ainda conta com tela widescreen de 17 polegadas, HD de 320 GB e chip de núcleo duplo

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

26/02/2007 às 14h54

Foto:

Anunciado em janeiro pela Toshiba, Qosmio G30/97A ainda conta com tela widescreen de 17 polegadas, HD de 320 GB e chip de núcleo duplo

O primeiro notebook com um drive de gravação do formato HD-DVD, chamado de Qosmio Q30 pela Toshiba, começou a ser vendido nesta fim de semana no Japão.

O HD-DVD-R é a versão apenas de leitura do formato HD-DVD, com um disco de face única capaz de armazenar até 15 GB de dados.

O padrão, desenvolvido e apoiado principalmente pela Toshiba, está em competição com o Blu-Ray, que tem a Sony como propulsora.

O  Qosmio G30/97A é um modelo atualizado da linha já à venda em diversos mercado pelo planeta.

O portátil tem processador Core 2 Duo, da Intel, com 2 GHz, e diplay no formato widescreen com resolução de 1920 x 1280 pixels, ideal para reproduzir o conteúdo em alta definição armazenado nos discos HD-DVD.

A máquina de 4,8 quilos também conta com disco rígido de 320 GB, sintonizador digital de TV e saída HDMI.

A Toshiba anunciou o laptop em janeiro durante a feira Consumer Eletronics Show (CES) em Las Vegas.

O aparelho está sendo vendido por 3.085 dólares no Japão atualmente. A companhia ainda não anunciou planos ou preços para vendas em outros mercados.

Para coincidir com o lançamento do notebook, a Hitachi Maxell está colocando discos HD-DVD-R no mercado por cerca de 12 dólares cada.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail