Home > Notícias

Dell lançará notebooks e laptops com Linux, a pedido de clientes

Com base nos feedbacks de “caixa de sugestões” online, companhia incorpora Linux da Novell em linhas de computadores

Por Todd R. Weiss, para o IDG Now!*

26/02/2007 às 14h58

Foto:

Com base nos feedbacks de “caixa de sugestões” online, companhia incorpora Linux da Novell em linhas de computadores

Depois de reunir mais de 1,8 mil novas idéias para produtos e serviços usando uma “caixa de sugestões” online, a Dell anunciou que vai levar algumas delas a sério e deve lançar em breve uma nova linha de desktops e laptops com Linux instalado, certificado e pronto para o uso.

O site Dell IdeaStorm Web, onde clientes e outros entusiastas da TI podem fazer recomendações sobre os produtos Dell que gostariam de comprar, foi lançado em 16 de fevereiro, pelo chief executive officer (CEO) Michael Dell, que quer revigorar as vendas e o desempenho financeiro da empresa após vários trimestres decepcionantes.

Um post sugeria que a Dell trouxesse de volta, a preços razoáveis, laptops rodando Linux. Uma semana após estrear o seu repositório de idéias, a Dell anunciou na sexta-feira (23/02) à noite que os computadores com Linux serão a primeira das sugestões de usuários a ser colocada em prática.

“É empolgante ver como a comunidade IdeaStorm está interessada em soluções de código aberto, como Linux e OpenOffice", disse a empresa em um post no site.

“Seu feedback tem como foco a flexibilidade e vimos uma solicitação consistente para prover plataformas que permitam às pessoas instalar o seu sistema operacional de preferência”, continua a mensagem.

“Estamos ouvindo e, como resultado, estamos trabalhando com a Novell para certificar nossos produtos para clientes corporativos para o Linux, incluindo os desktops OptiPlex, os notebooks Latitude e as estações de trabalho Dell Precision”, escreveu a companhia.

A empresa disse que outras distribuições Linux foram sugeridas pelos usuários, e que a empresa pretende estudar outras certificações possíveis para outras marcas de Linux dentro do portfólio de produtos.

*Todd R. Weiss é editor do Computerworld Online, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail