Home > Notícias

Seis novos municípios brasileiros se tornarão cidades digitais

Minicom vai implementar projeto piloto de inclusão digital e governo eletrônico em seis novos locais, com orçamento de R$ 9 milhões

Por Redação do IDG Now!

28/02/2007 às 10h38

Foto:

Minicom vai implementar projeto piloto de inclusão digital e governo eletrônico em seis novos locais, com orçamento de R$ 9 milhões

Seis novos municípios participarão do projeto piloto das cidades digitais, anunciou nesta quarta-feira (29/02) o Ministério das Comunicações.  A iniciativa será implantada nestes locais por meio de um convênio com a Fundação Euclides da Cunha, da Universidade Federal Fluminense, no valor de 9 milhões de reais.

Participam do novo piloto as cidades de Almenara (MG), Lavrinhas (SP), Garanhuns (PE), Cacique Double (RS), Cidade de Goiás (GO) e Pindorama (TO). O ministério também avalia a possibilidade de incorporar ao estudo uma cidade fluminense. Atualmente o projeto funciona nas cidades de Piraí, no Rio de Janeiro, Tiradentes, Ouro Preto e uma área de Belo Horizonte.

O objetivo do ministério com a iniciativa é fazer estudos técnicos e experimentos para criar modelos de infra-estrutura para prover serviços de governo eletrônico e de inclusão digital, interligando prédios públicos e escolas municipais.

Com prazo previsto de um ano e meio, as pesquisas vão abranger o impacto das novas tecnologias de acesso sem fio na ampliação do acesso à internet; conteúdos de governo eletrônico; modelos de sustentabilidade que garantam o acesso gratuito à internet em instituições de interesse público e a exploração comercial dos serviços; o impacto dos modelos de exploração em função do marco regulatório atual; e a proposição de eventuais aperfeiçoamentos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail