Home > Notícias

Prepare-se: o Leão vem aí

Receita Federal libera o programa do Imposto de Renda. Baixe aqui as versões para Windows e Java e também o Receitanet, necessário para envio da declaração pela Internet

Por Daniela Braun, editora do IDG Now!

28/02/2007 às 10h55

ir_via_web100x120.gif
Foto:

Receita Federal libera o programa do Imposto de Renda. Baixe aqui as versões para Windows e Java e também o Receitanet, necessário para envio da declaração pela Internet

IR PELA WEB 100 120 Atualizada às 19h44 de 02/03

Já está disponível para download deste a manhã do dia 1o de março o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2007, ano-base 2006. Em apenas dois dias, a Receita Federal já recebeu 285 mil declarações. O prazo final para entrega das declarações vai até 30 de abril e o primeiro lote da restituição será liberado em 15 de junho.

.: Clique aqui para baixar o Programa do IRPF 2007 (versão Windows)

.: Clique aqui para baixar o Programa do IRPF 2007 (Versão Java)

.: Clique aqui para baixar o Programa Receitanet 2007.01b

Este ano, a Receita espera receber 23,5 milhões de novas declarações - 1,5 milhão a mais do que em 2006 - sendo que "as entregas por meio eletrônico devem chegar quase a 100%", prevê Joaquim Adir, supervisor Nacional de Imposto de Renda.

A digitalização do imposto de renda foi um trabalho iniciado há 15 anos, com o envio da declaração em disquete, no ano de 1992. De lá para cá, o PGD foi ganhando novas versões para o sistema operacional Windows e, em 2003, passou a operar com uma versão multiplataforma em Java, lembra Adir.

Do total de 22 milhões de declarações entregues no ano passado, 98,2% foram feitas por meio eletrônico. Destes 21,6 milhões apenas 62,5 mil foram entregues em disquete e 562 mil online diretamente no site da Receita Federal - para versões simplificadas de contribuintes com patrimônio de até 20 mil reais de uma única fonte pagadora.

"A tendência é que a Declaração Online vá desaparecendo. É mais seguro elaborar a declaração fora da página", avalia Adir.

Entre as 20,9 milhões de declarações feitas com o PGD e entregues pelo ReceitaNet, no ano passado, 127,7 mil foram realizadas pelo PGD multiplataforma e os 20,8 milhões restantes pelo PGD para Windows.

Poucas mudanças
Além do suporte para o Windows Vista e da manutenção para versões anteriores até o Windows 98, o programa de declaração deste ano foi apenas adaptado para que o contribuinte discrimine dependentes maiores de 21 anos, informa o supervisor do Imposto de Renda.

Outra adaptação, considerada simples por Adir, promete descomplicar muito a vida dos contribuintes que parcelam o imposto a pagar: a opção de débito automático, em conta corrente bancária, das quotas do imposto a pagar, em até oito quotas - anteriormente eram seis.

"Usamos um duto já existente na comunicação com os bancos e atribuímos um algoritmo a mais , com a variável, que é a taxa Selic. Desta forma, a Receita fica encarregada de mandar os arquivos atualizados com o valor mensal a ser debitado da conta do contribuinte", explica Vitor Marcos de Almeida Machado, coordenador geral da COTEC - Coordenação Geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita Federal.++++
3 mil declarações simultaneamente
IR PELA WEB 100 120No período de entrega da declaração, a Receita Federal monta o que chama de "sala de situação" para monitorar, em tempo integral o comportamento da infra-estrutura de acesso. Nesta espécie de cockpit uma turma de dez a 15 técnicos da Receita e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) verificam, por exemplo, o que é necessário priorizar ou não em termos de carga. "Não temos como chegar a uma situação de indisponibilidade... apenas de lentidão, eventualmente", afirma Machado. Embora, nos últimos anos, muitos contribuintes tenham finalmente seguido o conselho da Receita evitando deixar a entrega para a última hora.

Segundo o técnico da Receita, a rede do Serpro está preparada para receber até 3 mil declarações simultâneas e 3 milhões em um só dia. "Esta estrutura está bem acima do pico de 2,2 milhões de declarações entregues em um dia, que ocorreu somente em 2005", acrescenta.

Certificação avança
Assim como em 2006, a Receita Federal promete dar prioridade para a avaliação das declarações entregues com certificação digital. No ano passado, segundo  Adir, das mais de 495,5 mil declarações entregues com certificado digital, pouco mais de 5,5 mil corresponderam à declaração de pessoas físicas.

Com a certificação digital, o contribuinte que entrar na malha fina pode, por exemplo, consultar detalhes sobre sua situação irregular pela internet e solucioná-los remotamente. No entanto, o gasto médio de 200 reais para um certificado de três anos de validade ainda não é visto como vantagem para a maioria dos contribuintes.

Na visão de Adir, entretanto, ainda falta motivação para que o certificado digital se popularize. "A entrega da declaração é feita uma vez por ano. Então, na verdade, a pessoa física vai usar o certificado quando for precisar dele para outros serviços", observa o superintentente.

.: Clique aqui para baixar o Programa do IRPF 2007 (versão Windows)

.: Clique aqui para baixar o Programa do IRPF 2007 (Versão Java)

.: Clique aqui para baixar o Programa Receitanet 2007.01b

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail