Home > Notícias

Deficientes visuais poderão preencher própria declaração do IR pela web

Nova função integrada pela Receita Federal no software IRPF 2007 guia usuários cegos pela declaração por meio de comandos de voz

Por Redação do IDG Now!*

01/03/2007 às 17h15

Foto:

Nova função integrada pela Receita Federal no software IRPF 2007 guia usuários cegos pela declaração por meio de comandos de voz

Pela primeira vez, deficientes visuais conseguirão preencher a própria declaração do Imposto de Renda, graças ao programa de voz oferecido junto ao software oferecido pela Receita Federal.

Na prática, o deficiente visual navegará por uma página contínua, inserindo os dados pedidos e tendo a confirmação do que digitou quando acessar o programa IRPF 2007 na página da Receita Federal.

Baixe os programas:
>Download do IRPF 2007 versão Windows
>Download do IRPF 2007 versão Java
>Download do Receitanet

O programa para os deficientes visuais funcionará desde que o computador do contribuinte já tenha um programa de voz, produto disponível no  mercado.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, o programa permitirá que o deficiente visual tenha certeza dos dados passados para a Receita, sem depender de outras pessoas para realizar o trabalho.

Segundo Adir, não há estimativa de quantos são os contribuintes com deficiência visual, mas é comum o programa de voz nas máquinas dos que não enxergam e trabalham com computador.

"Acreditamos que a participação será significativa”, revelou o supervisor.

De maneira geral, a Receita espera que 23,5 milhões de contribuintes declarem seus ganhos relativos ao ano de 2006 pela internet até o dia 30 de abril.

*Com informações da Agência Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail