Home > Notícias

Toshiba desmente aprovação de HD-DVD com 51 GB pelo DVD Forum

Empresa desmente notícias de que mídia do novo padrão tenha sido submetida ao órgão regulador e diz que ainda está em desenvolvimento

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

01/03/2007 às 11h43

Foto:

Empresa desmente notícias de que mídia do novo padrão tenha sido submetida ao órgão regulador e diz que ainda está em desenvolvimento

Um disco de HD-DVD com três camadas e espaço suficiente para cerca de 7 horas de vídeo em alta definição está em desenvolvimento e ainda não passou pela aprovação do DVD Fórum, órgão governamental regulador dos EUA, apesar de noticiado o contrário, disse a Toshiba nesta quinta-feira (01/03).

O disco, que tem capacidade de 51 GB, foi revelado pela primeira vez no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, em janeiro deste ano.

A novidade chamou muita atenção não apenas por aumentar substancialmente a capacidade máxima de um disco de HD-DVD, mas também por ultrapassar o formato rival, o Blu-ray, apesar de ficar apenas 1 GB na frente.

Nos últimos dias diversos sites e blogs reportaram que o formato havia sido submetido à aprovação do DVD Fórum e outros noticiaram que já havia sido aprovado, mas a Toshiba diz que isso não aconteceu.

“Estamos confusos quanto à origem dessas notícias”, disse Junko Furuta, uma porta-voz da companhia em Tóquio. Ela disse que a Toshiba não fez nenhum anúncio quanto ao disco desde a CES, e que o produto ainda não foi submetido a nenhum comitê durante as reuniões do DVD Fórum em Tóquio desta semana.

Quando a empresa anunciou o disco pela primeira vez, em janeiro, ela disse esperar conseguir a aprovação ainda em 2007.

Os formatos HD DVD e Blu-ray competem para se tornarem o substituto efetivo do DVD no armazenamento de filmes de alta definição e outros conteúdos.

O HD-DVD é apoiado principalmente pela Toshiba e o Blu-Ray, pela Sony. O HD-DVD pode guardar até 15 GB em um único disco, ou 30 GB em um disco de camada dupla, enquanto o Blu-Ray armazena 25 GB no disco único e 50 GB no de camada dupla.

Para encaixar 51 GB em seu disco protótipo, a Toshiba acrescentou uma terceira camada de gravação e aumentou a capacidade máxima de armazenamento de cada uma delas para 17 GB.

*Martyn Williams é repórter do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail