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Economize com VoIP

Usar a infra-estrutura de rede para falar pode ser alternativa econômica para as mudanças no faturamento do serviço telefônico fixo

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

01/03/2007 às 13h27

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Usar a infra-estrutura de rede para falar pode ser alternativa econômica para as mudanças no faturamento do serviço telefônico fixo

VOIP 100 120Com as mudanças introduzidas a partir de março no sistema de cobrança do serviço de telefonia fixa e sem ficar claro se usar o telefone fixo ficará mais caro ou não, é importante oferecer alternativas para as empresas que necessitam do telefone para falar com clientes e fazer negócios.

A tecnologia de de VoIP (Voice over IP ou voz sobre o protocolo de internet), antes restrita a companhias de grande porte, se popularizou e proliferam soluções que oferecem armas eficientes para driblar os gastos com telefonia.

.:Clique aqui para ver um infográfico completo sobre as possibilidades de uso de soluções VoIP no ambiente de uma pequena empresa.

Se a empresa possui uma rede de computadores que utiliza o protocolo IP, pode escolher as várias opções existentes para usar serviços de voz nessa mesma rede. Isso se tornou possível porque os fabricantes colocaram no mercado equipamentos de menor porte, com preço acessível e qualidade adequada.

Também porque alguns aplicativos que rodam na web ganharam o poder de trafegar voz – como os programas de comunicação instantânea, o Skype ou Google Talk – cujo desempenho em conexões da banda larga é satisfatório e exigem apenas que o micro tenha placa de som, fone de ouvido e um microfone.

É possível usar o telefone convencional com VoIP e falar sem gastar nada? Sim, mas vai depender até que ponto o orçamento permite avançar. Para ajudar no planejamento, apresentamos as várias opções de VoIP disponíveis, o que é necessário para utilizá-las e os tipos de uso que cada uma delas permite.

Fale de um PC para outro
Está é a mais fácil de ser implementada. Instale um softphone, como o Skype ou Google Talk, ou até mesmo um programa de mensagens instantâneas nos micros da rede. Depois, basta conectar um fone de ouvido com microfone (há modelos a partir de 20 reais) na placa de som. Mesmo as máquinas mais antigas têm uma. Pronto: já é possível falar pelo micro com outro usuário da mesma aplicação sem gastar nada.

Do analógico para o digital
Os telefones comuns, chamados analógicos, também podem usar o VoIP.  Será necessário acrescente um equipamento chamado gateway VoIP (preço a partir de 350 reais, dependendo do número de portas de voz disponíveis – cada telefone analógico precisa de uma porta no gateway ) para transformar a voz proveniente dos telefones analógicos em sinal digital. A partir daí, a comunicação segue pela web para uma filial, para um provedor de serviços de VoIP ou para um usuário conectado à internet.

Para acessar a rede VoIP, o usuário acrescenta um código pré-definido ao número a ser chamado. Um software no PABX identifica que esta é uma chamada para VoIP e direciona a ligação para o gateway. Se a ligação for via internet, mas não houver porta disponível nesse dispositivo (o chamado transbordo) ou a chamada for para um número convencional, o PABX direciona a ligação para a rede pública da companhia telefônica.++++
O funil da banda larga
VOIP 100 120A voz só pode trafegar na rede IP após sua digitalização, o que é  realizado pelo gateway IP ou pelo micro. Ela é então transformada em pequenos pacotes de informação, em um processo similar ao que é feito com os demais dados na rede.

Mas, diferentemente dos pacotes de dados (de um e-mail, por exemplo), os que contêm voz precisam receber um tratamento diferenciado e serem priorizados durante o transporte. Isso ocorre porque a voz não pode sofrer atrasos (delay) na entrega no destino.

Se um e-mail demorar alguns segundos para ser entregue não fará diferença, mas numa conversa telefônica acarretaria pequenas interrupções (voz cortada), prejudiciais ao diálogo e inaceitáveis no uso comercial do serviço.

Por essa razão, o roteador/modem ADSL que se conecta ao provedor do serviço de banda larga deve oferecer o mínimo de banda necessário para que a comunicação por voz tenha uma qualidade de serviço (QoS) aceitável.

Verifique se o roteador tem essa função – os equipamentos mais novos permitem fazer isso com facilidade, por meio de configurações de software. Dessa forma, mesmo que o tráfego de dados seja alto, não haverá degradação no serviço de voz.

O papel do provedor de VoIP
Se é possível usar um micro para conversar pela web sem pagar nada, por que, então, contratar provedor de serviços de voz no protocolo IP? A primeira parte da pergunta é válida se a pessoa para quem você esta ligando também possui a mesma infra-estrutura, ou seja, um PC com software compatível, além de um fone de ouvido e microfone.

Mas não se pode esperar que o ciente disponha dessa infra-estrutura ou obrigá-lo a ficar na frente do micro para que possa falar com sua empresa. Além disso, como falar com um cliente que só tem telefone fixo ou celular, na mesma cidade que a empresa ou até mesmo em outro país?

O papel dos provedores de VoIP é justamente oferecer solução para este problema. Estas empresas contratam das companhias de telefonia fixa, móvel e de longa distância grandes quantidade de minutos, pelos quais pagam um preço bem menor do que seria cobrado de você.

Há diversas combinações possíveis do serviço, que podem envolver pacotes de minutos (independente do destino final da chamada) ou pagamento pelo uso, que chega a ser até 80% mais barato do que uma chamada convencional. Para ligações entre filiais, em geral não há cobrança.

A operação é simples: para acessar o serviço, as chamadas devem ser precedidas por código de identificação. O gateway encaminha a ligação para o provedor VoIP, pela internet, o qual é responsável por direcionar a chamada para o destino final, qualquer que seja ele.++++
Interação pela web
VOIP 100 120Um cliente ou fornecedor que tenha um computar com acesso à internet em banda larga, software compatível, fone de ouvido e microfone pode usar o VoIP para falar com sua empresa sem custos adicionais.

Fale e não gaste nada
Esta configuração é, sem dúvida alguma, a situação ideal. Caso a empresa possua filiais e uma rede privada virtual (VPN) conectando as instalações, um gateway VoIP ligado ao PABX vai permitir que as diversas localidades – estejam onde estiver, falem entre si sem gasto algum.

VoIP não é telefonia IP
É comum confundir as duas coisas. VoIP é, essencialmente, comunicação de voz usando o protocolo de internet. Já a telefonia IP utiliza a tecnologia de VoIP mas agrega funcionalidades a mais, como mobilidade, segurança, acesso a diretório, entre outras. Conseqüentemente, os equipamentos e os aplicativos para telefonia IP ainda custam mais.

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