Home > Notícias

Universidade dos EUA recria ambiente virtual a partir de fotografias

Comprada pela MS em 2006, tecnologia Photosynth Technology Preview recria ambientes em 3D a partir de fotografias tiradas por usuários

Por Redação do IDG Now!*

01/03/2007 às 10h28

Foto:

Comprada pela MS em 2006, tecnologia Photosynth Technology Preview recria ambientes em 3D a partir de fotografias tiradas por usuários

A organização de fotos por meio de tags (palavras-chaves), presente em populares de álbuns online, como Flickr e Riya, pode ter encontrado seu potencial sucessor.

Uma parceria entre a Universidade de Washington e o Microsoft Libe Labs desenvolveu um sistema que, a partir das fotografias tiradas em uma mesma localidade, reproduz digitalmente o ambiente em três dimensões.

A tecnologia, chamada de Photosynth Technology Preview, usa algoritmos que mapeiam pontos estratégicos em fotografias, mesmo que tenham sido feitas com câmeras diferentes e condições diversas, para determinar a localização do fotógrafo na hora do clique.

Com o cruzamento dos dados, o programa recria em três dimensões o ambiente fotografado pela comunidade a partir das fotos disponíveis e permite que o usuário navegue pelos arquivos como se "andasse" pela localidade.

Um vídeo na página do projeto demonstra a tecnologia a partir de fotos feitas na Fontana de Trevi, em Roma, na Itália, coletadas no Flickr com uma licença Creative Commons.

Além do mapeamento 3D do ambiente, a interface do Photosynth Technology Preview permite que o usuário assuma o papel do fotógrafo para apreciar o monumento a partir de determinada posição.

Caso prefira, o usuário pode selecionar partes da recriação virtual para ver a melhor foto que documenta o determinado espaço, em animações surpreendentemente fluentes - como faz o exemplo com a estátua de Netuno na fonte.

Comprada pela Microsoft em janeiro de 2006, a tecnologia continua em desenvolvimento e ainda não tem data para chegar ao usuário final.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail