Home > Notícias

Asustek anuncia laptop com luz LED de fundo e 0,5 cm de espessura

O novo notebook U1 tem tela LCD de 11,1 polegadas, roda a versão comercial do Windows Vista e usa o último Centrino Core Duo

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

01/03/2007 às 17h10

Foto:

O novo notebook U1 tem tela LCD de 11,1 polegadas, roda a versão comercial do Windows Vista e usa o último Centrino Core Duo

Usuários em busca do melhor monitor para um notebook podem se interessar pela nova oferta da Asustek Computer, que deve ser lançada no início de março.

A companhia, que vende produtos da marca ASUS, planeja lançar o notebook comercial U1 no dia 7 de março em Taipé, Taiwan, com luz LED (light emitting diode) na parte de trás. Será mais um em um pequeno grupo de laptops usando esse tipo de luz de fundo para criar figuras acentuadas e cores vivas no display.

Uma luz de fundo é uma luz que fica atrás da tela LCD (de cristal líquido), no caso de um laptop, usada para iluminar a tela. A maioria dos notebooks atuais usam lâmpadas fluorescentes de cátodo frio (CCFL) por ser essa uma tecnologia mais barata do que os LEDs. Um executivo da AU Optronics, terceira maior fabricante de telas LCD do mundo, estimou que luzes LED custam de duas a três vezes mais que as CCFL.

Com o aumento na demanda, menor será o custo por LED. Essa tecnologia é usada atualmente em uma série de produtos, como luzes para automóveis e pequenos displays de aparelhos de DVD e música digital. Com a queda de custo dos LEDs, eles podem ser usados em telas cada vez maiores.

Além da habilidade de exibir uma maior variedade de cores, as luzes LED superam a tecnologia das CCFL em economia de energia também. Elas reduzem o consumo da bateria e são uma consideração chave para notebooks, e uma série de companhias estão promovendo seu uso em laptops, como a Intel.

A luz de fundo LED usada no U1 é “fina como uma asa de cigarra”, segundo o convite para a coletiva de imprensa da Austek. A tela LCD inteira, incluindo a luz de fundo, tem 0,5 centímetros de espessura, diz o release.

O novo U1, versão F, é um laptop menor com tela de 11,1 polegadas que roda a versão comercial do Windows Vista, da Microsoft. A máquina usa o mais recente processador móvel Centrino Core Duo e oferece ao usuário conexões wireless com outros aparelhos via Bluetooth e acesso à internet por Wi-Fi.

O preço dependerá da escolha do consumidor quanto às opções características, como disco rígido de 40, 60 ou 80 GB e um drive óptico opcional que combina discos de Blu-ray e DVD Super Multi DL.

*Dan Nystedt é repórter do IDG News Service, em Taipé.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail