Home > Notícias

Eclipse total da lua será transmitido ao vivo na web pela 1ª vez

O fenômeno astronômico será coberto pela Climatempo das 20h10 às 21h10 deste sábado. Internautas poderão tirar dúvidas e compartilhar fotos

Por Camila Rodrigues, da PC World

02/03/2007 às 18h30

Foto:

O fenômeno astronômico será coberto pela Climatempo das 20h10 às 21h10 deste sábado. Internautas poderão tirar dúvidas e compartilhar fotos

eclipse_lua150x100.jpgQuem olhar para o céu do Brasil na noite deste sábado, 3 de março, verá um raro fenômeno astronômico: um eclipse lunar total. O fenômeno astronômico será visível em maior o menor grau em todo o território nacional. Mas quem não quiser ou puder sair de casa, poderá acompanhar o eclipse lunar por meio do site da Climatempo, das 20h10 às 21h10. Segundo Paulo Polli, diretor da empresa especializada em informações climáticas e meteorológicas, está será a primeira vez que tal fenômeno será exibido na internet em tempo real, a partir de São Paulo.

Não é necessário ser assinante ou pagar pelo serviço. Basta ter conexão banda larga, Windows Media Player e utilizar alguma das versões do Internet Explorer. Os internautas poderão enviar, durante a transmissão, perguntas para o e-mail momentoastronomico@climatempo.com.br.

Internautas de regiões do Brasil, que estão em fusos horários diferentes,  poderão enviar imagens do ecplise capturadas de diferentes pontos de observação. “Enquanto o eclipse está começando em São Paulo, ele já está acontecendo em Fernando de Noronha. No entanto, na região Oeste só vai acontecer depois do Sudeste”, explica Calil.

> Confira imagens da Terra e outros planetas pelo World Wind
> Conheça todas as constelações

O diretor da Climatempo reforça que, mesmo usando uma câmera digital comum, é possível tirar fotos boas da Lua, que está na fase Cheia. “Mas teremos um designer que tratará as imagens recebidas antes de publicarmos no site",  incentiva Calil.

Para explicar o fenômeno e esclarecer as questões, o programa contará com a apresentação do astrônomo da Climatempo, Marcos Calil, e com a participação do professor e editor da revista Astronomy Brasil, Oscar Matsura.

Entenda o eclipse


Fonte: Climatempo

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre nosso satélite natural e o Sol. No caso do eclipse lunar total, a luz solar fica totalmente barrada pela Terra, que projeta sua sombra (ou umbra) sobre o satélite. Esta fase deve durar entre 20h20 e 20h57 (horário de Brasília), segundo a Climatempo.

Aproveite para ver as estrelas... no micro
Aproveite o embalo deste evento para conhecer mais sobre o Cosmos. A PC WORLD separou o download do Stellarium, software que permite simular, no PC, o céu e as suas constelações do local e horário em que o usuário está.

O astrônomo Calil lembra que usava o software quando ainda trabalhava no planetário de Itaquera. “O Stellarium condiz com a realidade dos planetas. Nós [do planetário de Itaquera] utilizávamos como base de apoio para esclarecer dúvidas”, lembra. Em sua versão 0.8.2, o softare aprensenta uma interface agradável e muito amigável, mesmo para quem é leigo em astronomia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail