Home > Notícias

Nove distribuições de Linux – escolha a sua

Quer usar o Linux no desktop? São muitas as opções disponíveis, entre distribuições gratuitas e pagas. Uma delas foi feita pra você

Por Rodolfo Mendes, especial para PC WORLD

02/03/2007 às 11h48

pinguim 70 84.jpg
Foto:

Quer usar o Linux no desktop? São muitas as opções disponíveis, entre distribuições gratuitas e pagas. Uma delas foi feita pra você

Pinguim LinuxCada vez mais fáceis de instalar e cheias de recursos, as distribuições do sistema operacional de código aberto vêm ganhando espaço entre os usuários finais. Algumas podem ser executadas a partir do CD (e até do pen drive), não exigindo qualquer tipo de alteração no sistema original do desktop, um dos maiores medos de quem nunca usou o Linux.

A PC WORLD separou as versões para desktop mais conhecidas do Linux. Com certeza, uma delas foi feita pra você. Aproveite!

numero01.: Debian: é uma das distribuições mais atualizadas - sua última versão foi lançada em fevereiro de 2007. Pode ser baixado e instalado de diversas formas no computador (CD, CD mínimo, DVD, etc.), é mantido pelos próprios usuários e possui um Sistema de Controle de Bugs público, além de 15.490 programas diferentes

numero02.: Fedora Project: o Fedora Core 6 “Zod” é a distribuição mais atual criada pelos integrantes do Fedora Team. Totalmente gratuito, o sistema operacional procura combinar o melhor em termos de estabilidade e inovação no mundo do software livre

numero03.: Freedows: o Dual O/S é o upgrade do Freedows Professional 2005, feito para sistemas que precisem de atualização ou sem licença de sistema operacional. É muito parecido com o XP, compatível com aplicativos Windows (pacote próprio Dual Office) e possui browser, gerenciador de e-mail e programas multimídia.

numero04.: Freespire 1.0:  Embora sua instalação possa apresentar problemas (não reconhecimento de placa de som e procedimentos de particionamento, por exemplo), o Freespire é mais convincente que seu irmão pago, o Linspire, pelo menos no custo/benefício. Sua área de trabalho é em KDE e ele já vem com diversos complementos como suporte MP3, Windows Media, Real e arquivos Quick Time e Java. Não possui suporte para DVD embutido.

numero05.: Kurumin Linux: Criado por Carlos Morimoto, esta distribuição é conhecida por sua facilidade de uso e por ter um dos melhores suportes a aplicativos escritos para Windows.

numero06.: Mandriva/Conectiva: possui algumas das mais completas distribuições do Linux, embora as mais bacanas em geral seja pagas. O Mandriva One é gratuito e muito prático: basta inserir o CD no drive e sair usando. Não é preciso nem instalá-lo, se o usuário não quiser.

numero07.: openSUSE: O SUSE Linux traz o que todo sistema operacional deve oferecer. Instalado, permite navegar na web, tem programa de comunicação instantânea, aplicativo de produtividade com editor de texto, planilha de cálculo, e muito mais.

numero08.: Slackware: devido à necessidade de se realizar muitas compilações durante seu uso, o Slackware Linux 11.0, lançado em outubro de 2006, ficou reservado aos usuários mais técnicos. Mas funciona desde num sistema 486 até as máquinas mais recentes.

numero09.: Ubuntu: Novos atributos são sempre o atrativo das distribuições da Ubuntu que são também muito bem aceitas para uso em servidor.

Leia também:
.: Treze softwares bem bacanas (e úteis) para quem usa Linux no desktop

.: Do IDG Now!: Linux: 6 distribuições para usuários do Windows que planejam migrar

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail