Home > Notícias

Lista das 20 maiores vulnerabilidades da internet é ampliada

Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança finaliza tradução da Sans Top-20 2006, lista de brechas mais comuns no ano

Por Redação do Computerworld

05/03/2007 às 18h16

Foto:

Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança finaliza tradução da Sans Top-20 2006, lista de brechas mais comuns no ano

Dia 28 de março sai versão atualizada em português da lista-referência Sans Top-20 2006, que divulga as 20 vulnerabilidades mais comuns em segurança da internet. A lista – produzida por técnicos do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) - é uma tentativa de se apontar as principais ameaças aos sistemas operacionais e aplicativos mais usados atualmente, com o objetivo de diminuir a quantidade de ataques.

Nessa edição são apontadas vulnerabilidades no Internet Explorer, em sistemas operacionais, em aplicações web, na tecnologia VoIP e em tocadores mutimídia, entre outros. Também se indica como se proteger das ameaças que podem explorar certas vulnerabilidades.

Muitos dos principais especialistas em segurança do mundo participaram da confecção do documento, assim como agências governamentais conscientes sobre segurança do Reino Unido, Estados Unidos e Cingapura, conhecidos fornecedores de software de segurança, empresas de consultoria em segurança, universidades e organizações de usuários.

A iniciativa dos técnicos do Cais na tradução da lista tem a finalidade de aproximar usuários de computador e Internet do universo de segurança em redes. "O Sans Top-20 é um documento de referência internacional, não só para técnicos, mas também para usuários domésticos. É escrito numa linguagem bem amigável", explica Liliana Velasquez, gerente do Cais.

A lista foi publicada no site do System Administration, Networking and Security Institute (Sans). Para ler a versão em português, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail