Home > Notícias

Em busca do browser perfeito

Testamos dúzias de add-ons para encontrar as ferramentas que tornam as novas versões do Internet Explorer e do Firefox (ainda mais) úteis

Por Erik Larkin, da PC WORLD/EUA

05/03/2007 às 21h59

IE_Firefox_70x84.jpg
Foto:

Testamos dúzias de add-ons para encontrar as ferramentas que tornam as novas versões do Internet Explorer e do Firefox (ainda mais) úteis

IE & FIREFOX 100 120Os programas de navegação para web, hoje, estão sofisticados e altamente funcionais, mas podem ficar ainda melhor. Selecionamos 42 ótimos (e gratuitos) add-ons para o Internet Explorer e Firefox 2 e outras dicas que oferecem navegação mais segura, fácil compartilhamento, busca melhorada, agregação de notícias e mais. E algumas dicas extras para administrar add-ons em ambos os aplicativos sem sobrecarregar o browser.

Bookmarks e busca: acesso instantâneo à informação
Muitos add-ons de browsers salvam automaticamente os bookmarks online e permitem que o usuário os acesse de qualquer PC, ou ainda sincronizam todos os bookmarks normais entre diversos sistemas. Alguns add-ons nesta categoria resultam em buscas aprimoradas; outros sincronizam a informação de logon em vários browsers; um ainda verifica presença de spywares:

Firefox Icone.: Foxmarks Bookmark Synchronizer: este se concentra em fazer uma função excepcionalmente bem: sincronizar os bookmarks do Firefox entre vários computadores. E ainda possui excelentes opções de configuração.

IE Firefox Icone.: Yahoo Toolbar: um dos diversos atributos dessa barra de ferramentas do Yahoo é a habilidade de criar bookmarks (separados dos bookmarks normais em sistema), acessíveis de qualquer outro browser que tenha a mesma barra instalada. O applet ainda oferece acesso rápido ao Yahoo Mail e demais serviços do Yahoo, além de incluir um scanner de spyware gratuito da Norton.

IE Firefox Icone.: Google Toolbar: semelhante à barra de ferramentas do Yahoo, esse plug-in oferece ainda corretor ortográfico e função de auto-preenchimento de formulário.

IE Firefox Icone.: 1-Click Answers: selecione uma palavra ou expressão em uma página na web um pop-up será mostrado com a definição ou explicação do Answer.com. Para desativar essa função (que tende a incomodar ao longo do tempo), basta alterar as configurações em Preferências.

Firefox Icone.: Google Browser Sync: sincronize os bookmarks, guarde suas senhas, histórico de navegação e cookies em diversos browsers com esse aplicativo. Deixe os favoritos a cargo do Foxmarks.

IE Icone.: Inline Search: o Inline Search acrescenta uma barra de página de busca, no estilo do Firefox, na parte de baixo da janela quando se usa a tecla de atalho <Ctrl>-<F>.

IE Icone.: Kikoz Bookmarks Pro: cria uma barra lateral de favoritos que possibilita importar todos os bookmarks do IE, Firefox e Opera e os torna acessíveis ao IE 7 que tenha a extensão instalada. E ainda é possível compartilhar os bookmarks Kikoz com outros usuários do plug-in.

IE Firefox Icone.: Expanda a caixa de busca: é possível adicionar diversos mecanismos de busca para as caixas de buscas rápidas (no canto superior direito de cada browser). No IE, clique na flecha localizada à direita da caixa, e vá para Encontrar mais provedores. No Firefox, clique na flecha à esquerda da caixa, e vá para em Gerenciar mecanismos de busca e depois Obter mais mecanismos de busca.++++
Navegação Social: compartilhe seus resultados preferidos
IE & FIREFOX 100 120Extensões de navegação social rearranjam o poder dos cliques coletivos para ajudar a encontrar e compartilhar o que há de melhor na rede. É possível salvar, adicionar tags e compartilhar um link para aquele vídeo engraçado que você achou com um grupo de sua escolha ou até com o mundo inteiro.

IE Firefox Icone.: StumbleUpon: agora também disponível para o Internet Explorer. Basta clicar para começar a fuçar numa grande variedade de sites que ganharam indicações de outros usuários em uma ou mais categorias, que você escolhe, ou entre com um termo particular na caixa de busca da barra de ferramentas e veja o que aparece.

IE Firefox Icone.: Del.icio.us: com alguns poucos cliques na barra de navegação você pode salvar paginas no Del.icio.us e classificá-las com tags. Posteriormente os bookmarks ficam acessíveis de qualquer lugar; compartilhe com amigos e navegue no site Del.icio.us para ver o que o mundo tem considerado ser interessante ultimamente.

Firefox Icone.: Del.icio.us Bookmarks: os favoritos do Del.icio.us são geralmente armazenados separadamente dos favoritos normais; esse add-on integra-os de tal forma que novos bookmarks fiquem como um bookmark do Del.icio.us. Também há a opção de ver os favoritos por tags.

IE Firefox Icone.: Trailfire Toolbar: O procedimento inovador desse plug-in para compartilhamento de sites faz com que o usuário crie uma “trilha” – uma sobreposição de pequenos marcadores — numa sucessão de sites. É possível adicionar suas próprias críticas ou sinalizar partes de uma página com comentários que aparecem quando o visitante passa o mouse sobre um marcador. 

Todos os marcadores numa dada trilha são exibidos numa barra lateral, na qual é possível clicar e seguir o caminho passo a passo ou optar por sair. As trilhas podem ser particulares ou publicas e podem ser compartilhadas por posts ou como links em e-mails. Também se pode alternar entre a exibição ou não de marcadores de outras pessoas no browser. A empresa no momento trabalha para acrescentar funcionalidades que irão mostrar trilhas e marcadores somente dos amigos selecionados.

IE Firefox Icone.: eSnips Uploader: A barra do sNips permite até 1 Gb de upload de anexos como texto, imagens, vídeos ou páginas inteiras da web. Coloque tags nesses anexos (clips), arquivos de voz ou vídeos e compartilhe-os com quem desejar
Firefox Icone.: Clipmarks: com esta barra de ferramentas o usuário consegue clicar e arrastar um conteúdo para uma “seção de clipes” de uma página e depois salvar e compartilhar os clipes, com tags de sua escolha, no site da Clipmark. Ainda se pode usar o applet para imprimir uma parte selecionada de uma página.++++
IE & FIREFOX 100 120Add-ons para o IE 7
Para ser perfeiro, o Internet Explorer 7 deveria vir com um manual para gerenciamento de add-ons, o que não acontece.

Isso não impede, porém, que você melhore a forma como ele trabalha - em seu benefício.

Aqui vão algumas explicações que podem ser úteis:

IE IconeAdd-ons currently loaded in Internet Explorer: ad-ons que estão carregados no IE.

IE Icone Add-ons that have been used by Internet Explorer: aqui são exibidos todos os controles ActiveX carregados pelo browser quando a página visitada os exige. Tenha cuidado ao apagar qualquer controle; talvez seja necessário reinstalar softwares terceirizados para restaurar os controles apagados indevidamente.

IE Icone Downloaded ActiveX controls: essa opção mostra somente os controles baixados a partir da rede e instalados. Normalmente não há perigo em apagá-los, já que não há problema em fazer o download novamente.

É possível ativar ou desativar add-ons no novo gerenciador, mas para desinstalá-los deve-se ir para o Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle. Ao visitar o site Add-Ons for Internet Explorer e usar a Advanced Search (Busca Avançada), um bug na filtragem dos add-ons do IE 7 não irá exibir muitas das ferramentas que funcionam tanto no IE 7 quanto no IE 6. A Microsoft prometeu trabalhar no problema.

Os ícones não usados podem ser apagados na Command Bar (barra de comando); basta clicar com o botão direito, depois em Customize Command Bar (Personalizar Barra de Comando), Add or Remove Commands (Adicionar ou Remover Comandos).

IE & FIREFOX 100 120Extensões do Firefox
O Firefox sempre teve um contingente de pessoas trabalhando para que o navegador tenha cada vez mais e melhores funções. A fórmula tem funcionado tão bem que algumas, que antes só estavam disponiveis para ele, agora já possuem versões compatíveis com o IE.

Duas extensões bem bacanas merecem destaque:

Firefox Icone.: Mais espaço: para maximizar espaço na barra de ferramentas clique com o botão direito nela, vá em Personalizar, depois, na parte inferior, role e selecione Ícones. Será preciso lembrar-se do que cada ícone representa sem a ajuda dos lembretes de texto. Em compensação, você terá mais espaço para novos botões. Para se livrar dos ícones que não quiser mais, clique novamente na barra com o botão direito e vá em Personalizar. Simplesmente arraste os botões que quiser tanto para inserir quanto para excluir da barra.

Firefox Icone.: MR Tech Local Install: boa ferramenta para gerenciamento de add-nos. Ela permite que se carregue add-nos antigos, mas que continuam úteis. Um porém: configurá-lo exige experiência.++++
Segurança: para navegar com tranqüilidade
IE & FIREFOX 100 120Tanto o IE 7 quanto o Firefox 2 trazem novos atributos anti-phishing, projetados para bloquear sites phishing conhecidos e, no caso do IE 7, comunicar os ainda não identificados. Mas nenhuma solução, infelizmente, pode descobrir todo site mal intencionado, especialmente quando a criatividade do phishing se mostra cada vez mais sem limites. Complete a segurança com as seguintes ferramentas:

IE Firefox Icone.: SiteAdvisor: Mostra um ícone próximo aos resultados de buscas potencialmente perigosos de buscas,. Também acrescenta um ícone na barra de status que indica os riscos associados à pagina que se visita. A versão profissional do serviço da McAfee inclui atributos como verificação de e-mail e de links provenientes de mensagens instantâneas (20 dólares por ano).

IE Icone.: LinkScanner Lite: Similar ao SiteAdvisor, este add-on realiza escaneamento em tempo real na busca de ataques ativos. É possível fazer scan numa dada URL e usar o LinkScanner em conjunto com o SiteAdvisor. A versão Firefox está a caminho; a versão Pro verifica automaticamente todos os links de uma página (30 dólares ao ano).

IE Firefox Icone.: Password Hash: Esta ferramenta permite que você use uma senha única, independente do site que visita. O Password Hash, porém, gera senhas únicas e robustas para cada site. 

Firefox Icone.: Noscript: apesar de ser um tipo muito útil de programação para web, existem diversos tipos de ataque que tentam se aproveitar do JavaScript. Esse plug-in bloqueia o uso de JavaScripts no Firefox até que o usuário autorize.

IE Firefox Icone .: OpenDNS: não é tecnicamente um add-on, mas o OpenDNS é uma ferramenta que pode tornar a navegação mais rápida e segura ao fazer alterações de configuração nos ajustes DNS do Windows. Ele irá bloquear sites ruins conhecidos e ajudar a corrigir pequenos erros de digitação (como pcworld.cmo). Mas consulte alguém do departamento de TI antes de mexer qualquer coisa no computador do trabalho, já que talvez seja preciso manter as configurações de DNS para alcançar o servidor da empresa.

IE Firefox Icone.: RoboForm: um gerenciador de senhas que automaticamente faz logon nos sites. É preciso uma extensão adicional para usá-lo no Firefox.

IE Firefox Icone.: Netcraft Toolbar: Barra de ferramentas que oferece uma segunda linha de defesa no bloqueio de sites phishing que podem se esquivar da proteção embutida do browser.++++
Leitores RSS
IE & FIREFOX 100 120O Firefox e o Internet Explorer agora possuem gerenciamento de feed RSS, mas nenhum dos atributos embutidos neles valem algum destaque. O Live Bookmarks do Firefox fica significativamente melhor sob a influência de alguns add-ons, como o Sage. O IE não possui um equivalente, mas a Microsoft afirma que novo gerenciamento de feed do IE é feito para servir de plataforma para outros aplicativos – e alguns deles começam a aparecer agora.

Firefox Icone.: Sage: leitor simples e funcional de notícias, que são exibidas dentro do browser e que usa uma pasta de favoritos para armazenar assinaturas de feeds. Ao lado de sincronizadores de bookmarks, como o Google Browser Sync ou Foxmarks, ele oferece acesso fácil a todos os feeds, de qualquer browser.

IE Icone.: Bloglines Browser Plug-In: adicione novas assinaturas/cadastros para sua página personalizada de feed em vez do centro de favoritos do IE. Antes, é preciso fazer registro para uma conta gratuita no Bloglines.

IE Icone.: Newsgator Desktop Sync: este aplicativo sincroniza feeds do Favoritos do Internet Explorer através de uma página de feed do Newsgator. Com essa ferramenta, os feeds continuam armazenados nos Favoritos do IE (diferentemente do Bloglines Browser Plug-In) e um programa separado na área de notificação fica encarregado da sincronização.

Firefox Icone.: WiZZ RSS News Reader: esse leitor de notícias habilita backup (e armazenamento) da lista de feed para (e a partir de) um servidor online – mas o Sage possui uma interface mais organizada.++++
Cuidado com o que parecer bom demais
IE & FIREFOX 100 120Todos os add-ons mostrados até aqui são gratuitos, mas ainda podem gerar algum gasto. Cada um usa uma certa quantidade de memória do sistema e poderiam aumentar o tempo que se leva para carregar o browser. Quem fizer uso de muitos deles, logo perceberá um acentuado aumento na lentidão.

Em teste informais, acompanhamos a quantidade de memória usada pelo Internet Explorer e pelo Firefox com e sem os add-ons Google Toolbar, FoxyTunes, SiteAdvisor e Trailfire.

Memória ExigidaMemória Exigida
BrowserSem add-ons Com add-ons
Firefox 234 MB44 MB
Internet Explorer 750 MB70 MB

Alguns add-ons não funcionam bem juntos. É quase impossível testar um universo inteiro de possibilidades de combinações, mas usar dois incompatíveis pode travar o browser.

Para ver quais extensões estão causando problemas, tente iniciar cada browser sem os add-ons. No IE 7, clique em Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e selecione Internet Explorer (sem add-ons). Para o Firefox, clique em Iniciar, Todos os programas, Mozilla Firefox e, depois, vá para Mozilla Firefox (modo seguro). Depois será possível desativar certos add-ons usando o gerenciador de add-ons em cada browser.++++
IE & FIREFOX 100 120Turbine o browser
Ainda existem alguns add-ons que não se encaixaram nas categorias citadas acima. Ainda assim, pelas suas características e funcionalidades.

Entre eles, destacamos:

IE Icone.: Quero Toolbar: um substituto para a barra de nevegação; bloqueia alguns anúncios e oferece uma boa gama de opções úteis, mas o melhor atributo é poder usá-lo para transportar uma "aparência" a que se está acostumado no IE 6 para a interface do IE 7. Depois de instalar a barra de ferramentas. vá em Hide standard address/navigations bar, sob a opção  Aparência. Infelizmente, apesar de o Quero já incluir um conjunto de 18 diferentes mecanismos na caixa de busca, ele não permite que se adicione novos.

IE Icone.: Adblock Plus: Um dos add-ons mais populares do Firefox, o Adblock Plus automaticamente bloqueia anúncios online com base na URL fonte. Desativar não é nada complicado, assim como solicitar a exibição de certas propagandas em sites específicos. 

IE Icone.: Bayden IE Power-Ups: essa coleção de ferramentas oferece novas opções no menu que aparece quando se clica com o botão direito do mouse. Entre elas, a exibição de um texto selecionado na Wikipedia, ou ocultar todas as imagens de uma página para facilitar a leitura.

IE Firefox Icone.: MouseGestures: economize tempo (e talvez uma lesão por esforço repetitivo - LER) usando movimentos específicos do mouse para executar alguns comandos comuns. Por exemplo, em vez de clicar para voltar uma página, segure o botão direito e mova o mouse para a esquerda.

Firefox Icone.: IE Tab: Usuários do Firefox que às vezes precisam ir em sites que só são exibidos corretamente no Internet Explorer, eis a extensão que desejam. Clique num link com o botão direito e vá na opção Open in IE Tab (Abrir em uma aba do IE) e a página aparecerá numa aba do firefox como se fosse virtualizada pelo IE. Clique num ícone de browser para alternar entre as diferentes exibições enquanto fica na mesma aba.

Firefox Icone.: IE View: se comporta como o IE Tab, só que inicia o Internet Explorer para exibir a página selecionada.

IE Icone.: IESpell: Ao clique do mouse, verifique se escreveu corretamenta uma palavra (em inglês).

IE Firefox Icone.: FoxyTunes: outro dos add-ons preferidos do Firefox, agora disponível também para o IE. O FoxyTunes apresenta uma barra de ferramentas que permite controle de media players (como o iTunes, WinAmp e Windows Media Player) a partir do browser.

IE Firefox Icone.: LeechGet: ideal para quem baixa muitos gigabytes por semana, o LeechGet separa os downloads num programa externo que é executado a partir da área de notificação. Ele acelera os downloads ao separar os arquivos em partes diferentes e juntá-los ao mesmo tempo. Os usuários do Firefox precisarão instalar um extensão e um aplicativo principal para usar o LeechGet.

IE Firefox Icone.: StarDownloader: assim como o LeechGet, esse programa traz um gerenciador de downloads que é executado na área de notificação. O LeechGet tem mais opções, mas o StarDownloader possui uma interface mais objetiva.

Firefox Icone.: All-in-One Sidebar: essa extensão coleta um array de add-ons e janelas de download e junta tudo numa barra lateral bem funcional, o que deixa a interface do Firefox mais limpa.++++

Continuação...
Firefox Icone.: Yahoo Mail Notifier: este aplicativo coloca um pequeno ícone na parte inferior direita do browser para mostrar o numero de e-mails Yahoo não lidos. Também é possível configurá-lo para mostrar alertas de novas mensagens.

Firefox Icone.: Gmail Notifier: igual ao anterior, só que para o Gmail.

IE Icone.: IE 7 Menu-on-Top Tweak: Modifica o Registro de tal forma que a barra de Menu (do Windows) se desloca para o topo da tela, assim como todas as outras barras de ferramentas (por isso, a Quero Toolbar é melhor).

Firefox Icone.: Forecastfox: Um favorito de longa data do Firefox, o Forecastfox acrescenta uma barra de ferramentas configurável que mostra a previsão meteorológica local com informações do Accuweather.com ou de outros sites.

Firefox Icone.: PDF Download: Evita que o computador fique lento toda vez que se clica sem querer num link de PDF. Ao fazer isso, aparecerá um pop-up perguntando se o usuário deseja abrir o PDF (no browser ou salvá-lo no sistema). Também existe a opção de mudar as configurações em Opções, Conteúdo, Tipos de arquivo para abrir documentos PDF externamente com o Adobe Reader em vez de usar o lento plug-in do navegador.

Firefox Icone.: ChromaTab: O programa coloca cores nas abas, sinalizando o site que está sendo carregado; o usuário define as cores e o ChromaTab faz o resto. O aplicativo lembra a cor atribuída a um determinado site. 

Firefox Icone.: Tweak Network Settings: Acelere o browser usando este aplicativo para acessar configurações de rede (do tipo bem escondida). Dois botões inclusos na interface permitem troca rápida entre o ajuste padrão e o “turbinado”. Não é uma boa idéia quando se trata de conexões discadas, mas acelera o tempo de carregamento de diversos sites no acesso em banda larga.++++
Downloads

IE Firefox IconeEis aqui a lista de todos os add-ons mencionados nessa matéria:

Turbine o browser
IE Icone.: Quero Toolbar
Firefox Icone.: Adblock Plus
IE Icone.: Bayden IE Power-Ups
IE Firefox Icone.: MouseGestures
Firefox Icone.: IE Tab
Firefox Icone.: IE View
IE Icone.: IESpell
IE Firefox Icone.: FoxyTunes:
IE Firefox Icone.: LeechGet
IE Firefox Icone.: StarDownloader
Firefox Icone.: All-in-One Sidebar
Firefox Icone.: Yahoo Mail Notifier
Firefox Icone.: Gmail Notifier
IE Icone.: IE 7 Menu-on-Top Tweak
Firefox Icone.: Forecastfox
Firefox Icone.: PDF Download
Firefox Icone.: ChromaTab
Firefox Icone.: Tweak Network Settings
Firefox Icone.: MR Tech Local Install

Busca /Favoritos
Firefox Icone.: Foxmarks Bookmark Synchronizer
Firefox Icone.: Yahoo Toolbar
Firefox Icone.: Google Toolbar
IE Firefox Icone.: 1-Click Answers
Firefox Icone.: Google Browser Sync
IE Icone.: Inline Search
IE Icone.: Kikoz Bookmarks Pro

Segurança
IE Firefox Icone.: SiteAdvisor
IE Icone.: LinkScanner Lite
IE Firefox Icone.: Password Hash
Firefox Icone.: Noscript
IE Firefox Icone.: OpenDNS
IE Firefox Icone.: RoboForm
IE Firefox Icone.: Netcraft Toolbar

RSS/Notícias online
Firefox Icone.: Sage
IE Icone.: Bloglines Browser Plug-In
IE Icone.: Newsgator Desktop Sync
Firefox Icone.: WiZZ RSS News Reader

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail