Home > Notícias

Crack de ativação do Windows Vista era apenas “uma piada”, diz hacker

Hacker responsável por software que prometia validar Vista por força bruta volta atrás e sugere ameaças legais da Microsoft

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!

06/03/2007 às 12h42

Foto:

Hacker responsável por software que prometia validar Vista por força bruta volta atrás e sugere ameaças legais da Microsoft

O hacker desconhecido que alegou na última semana ter desenvolvido uma ferramenta que poderia gerar códigos de ativação do Windows Vista admitiu que o crack era uma brincadeira.

"Fato é que o gerador de chaves baseado em força bruta é uma piada. Nunca pretendi fazer com que ele funcionasse", afirmou o usuário identificado como Computer User no site KezNews durante o fim de semana. "Nunca consegui que ele funcionasse, então todos devem parar de usá-lo. Todos que afirmaram ter conseguido um código estão mentindo!", diz.

Na sexta-feira, Computer User divulgou uma desculpa online e alegou seu amor pelo Vista. "Desculpe por expor o suposto trabalho. Arrependo-me do fato de que vazou por toda a internet. Eu simplesmente amo o Windows Vista e fracassei neste truque. Todos devem parar de usar o crack".

Outros comentários sobre a mesma questão eram mais atentos à tentativa de Computer User, ou questionando sua "descoberta" ou imaginando se a negação foi divulgada apenas por que a Microsoft o ameaçou com processos.

"Não é falso, mas está bem próximo do impossível", escreveu um usuário identificado como ecko, que ainda afirmou que "não é um hoax, mas demora tanto tempo que você perderá seu tempo tentando".

Na semana passada, o KezNews calculou que o programa KeyGen 1.35, de Computer User, precisaria de milhares de anos para checar todas as combinações possíveis com os 25 caracteres do número de ativação do Windows Vista.

Outros usuários, como tyga45, perguntaram se User estava com medo de se meter em problemas.

"Na verdade, estou preocupado em arrumar confusão. Prefiro meu emprego a um processo", escreveu. "Acho que não há nada que possamos fazer. Apenas publiquei um pedaço de código aberto. Mas gostaria que as pessoas parassem de usá-lo, e acho que ele será deletado logo do site". Ainda na segunda, o KezNews ainda incluía links para diversos sites onde o KeyGen podia ser baixado.

Alguns usuários, no entanto, mantiveram a opinião de que o utilitário de força bruta quebrou o sistema de ativação de alguns sistemas. "O programa consegui criar três chaves, com uma delas funcionando", escreveu salmypal. "Desde que soubemos (da confissão de User), o programa está rodando sem parar e já tem mais duas chaves válidas".

A ativação do Vista, parte do programa Windows Genuine Advantage da Microsoft, valida o produto licenciado para ter certeza que a chave será usada apenas uma vez. Caso o Vista não seja ativado dentro de 30 dias após seu primeiro uso, o sistema se torna restrito.

Na sexta-feira, Alex Kochis, diretor-sênior de produto do WGA, afirmou que mesmo se o crack produzisse uma chave válida, os servidores de ativação do Windows provavelmente a rejeitariam pelos "processos rigorosos de análises que são aplicados a cada chave recebida".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail