Home > Notícias

Fadiga visual afeta 90% dos usuários de desktops acima de 40 anos

Má iluminação e exposição contínua ao monitor provocam Síndrome da Visão do Computador, diz estudo. Saiba como evitá-la

Por Redação do IDG Now!

06/03/2007 às 17h10

Foto:

Má iluminação e exposição contínua ao monitor provocam Síndrome da Visão do Computador, diz estudo. Saiba como evitá-la

Iluminação inadequada e alterações oculares fazem com que 90% dos micreiros acima de 40 anos tenham fadiga visual que prejudica a performance, contra a incidência de 75% entre usuários mais jovens.

Má qualidade de iluminação e alterações oculares provocadas pela exposição contínua à tela do computador são as principais causas da fadiga visual ou Síndrome da Visão do Computador - CVS (Computer Vision Syndrome) - em 90% dos usuários de microcomputadores com idade acima de 40 anos.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada nos últimos 12 meses com 620 usuáiros de desktops na fixa etária acima de 40 anos, pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP).

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (05/03) faz um comparatrivo com um estudo anterior, divulgado em dezembro de 2006, que detectou a CVS em 75% dos entrevistados. A pesquisa envolveu 1.200 usuários de microcomputador, sendo 30% crianças e o restante adolescentes e adultos com idade até 40 anos.

A Síndrome da Visão no Computador, resulta do esforço que nossos olhos fazem para focalizar e desfocalizar as imagens em pixels, do pouco movimento que fazemos com o globo ocular e do fato de piscarmos só seis a sete vezes por minuto na frente do monitor contra 20 vezes normalmente.

Os principais sintomas da CVS são cefaléia, olho seco e visão embaçada que aparecem depois de duas horas ininterruptas usando o computador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail