Home > Notícias

Microsoft planeja oferecer beta público de servidor para VoIP até abril

Office Communications Server 2007 e Office Communicator 2007 estarão disponíveis ainda em março para testes com pacote corporativo da MS

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

07/03/2007 às 14h22

Foto:

Office Communications Server 2007 e Office Communicator 2007 estarão disponíveis ainda em março para testes com pacote corporativo da MS

A Microsoft divulgará um beta público do seu novo software de VoIP para servidores até o final deste mês. O software integra o popular pacote Office às redes de telefonia convencional, afirma a companhia.

No site da companhia, usuários podem se registrar para baixar as versões beta do Office Communications Server 2007, assim como Office Communicator 2007, aplicação para celulares e desktops que permitem mensagens instantâneas, voz e áudio.

A Microsoft planeja um anúncio formal na próxima quarta-feira durante o evento VoiceCon Spring 2007, em Orlando.

O Office Communicatons Server competirá com softwares e hardwares de VoIP de companhias como Cisco e Avaya.

A Microsoft, no entanto, quer explorar o amplo uso do seu pacote Office e do softwares Exchange 2007 ao integrá-los com o novo servidor, parte da sua estratégia unificada de comunicação.

Usuários, por exemplo, podem fazer ligações  VoIP clicando sobre o nome do contato no Outlook ou na ferramenta de colaboração SharePoint Server 2007, afirmou a companhia.

A presença integrada da tecnologia pode determinar se a pessoa está ocupada ou não. Outras opções incluem áudio e conferências pela internet.

Empresa estão adotando o VoIP para reduzir contas telefônicas, mesmo com preocupações sobre instalação, segurança e qualidade de voz.

A Microsoft afirmou que companhias não terão que descartar suas atuais redes telefônicas de PBX.

O Communications Server 2007 tem interoperabilidade com redes PBX pelo protocolo SIP - usado para fazer chamadas de VoIP - e funciona com diferentes telefones, aparelhos e ferramentas de gerenciamento, afirmou.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail