Home > Notícias

Samsung começa a vender disco rígido híbrido com memória flash

Tecnologia pode oferecer acesso mais rápido aos dados e uma economia de 70% a 90% em energia, diz fabricante

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

07/03/2007 às 14h26

Foto:

Tecnologia pode oferecer acesso mais rápido aos dados e uma economia de 70% a 90% em energia, diz fabricante

A Samsung Electronics começou a comercializar seu primeiro disco rígido híbrido que combina as tecnologias de armazenamento magnético e memória flash, disse a empresa nesta quarta-feira (07/03).

Os drives são voltados a laptops e vão trabalhar com a função ReadyDrive do Windows Vista. Com o ReadyDrive, a memória flash age como um cache temporário, reduzindo os acesso ao disco. Isso significa que o disco gasta menos tempo em movimento e economiza energia.

A Samsung diz ser capaz de oferecer uma economia de 70% a 90% em energia. Como os dados podem ser rapidamente armazenados e resgatados da memória flash, o ReadyDrive também deve permitir que os PCs entrem e e saiam do modo de hibernação mais rápido.

Os três primeiros modelos têm 80 GB, 120 GB e 160 GB de HD e 128 MB ou 256 MB de memória flash. Esta é a mesma capacidade dos protótipos que a Samsung apresentou no ano passado, no evento Windows Hardware Engineering Conference (WinHEC), em Seattle, em maio. Em julho a empresa havia mostrado um protótipo com flash de 4 GB.

O suporte de software ao ReadyDrive só está disponível no Windows Vista, portanto apenas PCs rodando o sistema se beneficiarão da tecnologia.

A Intel tem um sistema concorrente apelidado de Robson. Ele traz uma memória flash na placa-mãe e será incluso na plataforma para laptops Santa Rosa, prometida para o segundo trimestre deste ano.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail