Home > Notícias

Intel apresenta chip compacto de RFID que reduzirá preços de leitores

Novo transmissor Intel R1000 consolida cerca de 90% dos componentes presentes em um leitor comum de RFID em um único chip

Por Marc L. Songini, para o IDG Now!*

07/03/2007 às 14h43

Foto:

Novo transmissor Intel R1000 consolida cerca de 90% dos componentes presentes em um leitor comum de RFID em um único chip

A Intel apresentou na terça-feira (06/03) um chip compacto de baixo custo que pode reduzir os custos dos leitores de etiquetas de radiofreqüência (RFID), segundo a empresa.

A fabricante de chips diz que o novo transmissor Intel R1000 consolida cerca de 90% dos componentes presentes em um leitor comum de RFID em um único pequeno chip.

O R1000 tem 8 milímetros por 8 milímetros e pode ser usado em diversas aplicações, segundo Kerry Krause, diretor de marketing de RFID da Intel. Ele disse que o chip pode ser implantado em fechaduras de portas, handhelds, esteiras e elevadores fabris e impressoras.

“É muito versátil, altamente integrável e flexível”, define Krause. Ele disse que os clientes estão projetando o uso do chip em uma ampla variedade de leitores de RFID – de haldhelds que exigem que as etiquetas estejam próximas ao leitor a dispositivos que podem ler a longas distâncias.

Krause concordou que a maioria dos leitores de RIFD hoje é complexa e grande, e exige centenas de componentes separados para receber e enviar sinais às etiquetas.

Até o momento, os custos e a complexidade dos leitores de RFID tem atrasado a adoção da tecnologia. Krause sugere que os chips menores são mais fáceis de manipular e mais baratos, porque requerem menos energia que os atuais.

O tamanho reduzido também pode agilizar a produção em massa, que diminuiria ainda mais os custos, disse ele.

O chip suporta o padrão EPCglobal Gen 2 para RFID e é fornecido com um software de diagnóstico e gerenciamento para facilitar a implementação e o uso.

O pacote do R1000 também inclui um kit de desenvolvimento que pode ser usado para simplificar o processo de programar os leitores e aplicações plug-in que podem ligar leitores com o R1000 a sistemas de ERP, disse a Intel.

Um porta-voz da Intel disse que o R1000 será vendido por distribuidores e deve custar em torno de 40 dólares a unidade.

Krause afirmou que o R1000 entra em produção em massa no final deste trimestre.Alguns clientes da Intel devem demonstrar leitores com novo chip na conferência RFID World, que acontece em 26 de março em Dallas, Texas (EUA).

*Marc L. Songini é editor do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail