Home > Dicas

Fotografia: esclareça suas dúvidas

Saiba como comprar um tripé, redimensionar fotos para mandar por e-mail, editar imagens com software gratuito...

Por Dave Johnson, da PC World (EUA)

07/03/2007 às 11h24

Foto:

Saiba como comprar um tripé, redimensionar fotos para mandar por e-mail e fotografar raios infra-vermelhos

FAQ_FotoDigital_150x100.jpgRecomendações para aquisição de tripé

Estou pensando em comprar um tripé, como escolher o modelo adequado?

Enviado por Jason Hall

Quando for comprar um tripé, recomendamos que você adquira um modelo com um encaixe fácil (tanto para colocar quanto para remover), que permita a retirada da câmera apenas usando movimentos leves.

Assim, levará poucos segundos para que você posicione a câmera e o tripé na posição desejada e bata a foto (com menos chance de perder o momento), e também fica muito mais fácil separá-los e carregá-los após a foto ter sido tirada. Não vale a pena pagar caro por um tripé que não seja prático.

Outro fator a ser observado: a cabeça do tripé. Ela deve proporcionar diversos ângulos de giro e rotação. Uma das preferências é pela cabeça em formato de esfera porque mantém o suporte firme à câmera enquanto a mesma se movimenta. A tensão leve deixa a câmera firme somente para enquadrar a foto, e depois você pode apertar o encaixe para imobilizar a câmera no momento de fotografar.

Outros tipos de cabeça deixam a câmera se movimentando em falso o tempo todo até que alguém coloque as mãos nela. A cabeça em esfera custa um pouco mais, mas é muito mais conveniente.

Fotos com infravermelho

Quero fotografar em infravermelho. Como saber se minha câmera pode “ver” em infravermelho?

Enviado por Terry Carr

Muitas câmeras digitais vêm com um filtro de fábrica que as deixam “cegas” para a luz infravermelha. É fácil verificar: basta apontar qualquer controle remoto (como o da TV mesmo) para a câmera, apertar um botão e olhar através do da mira ou do LCD. Caso veja uma luz saindo do controle remoto, então a câmera pode “ver” infravermelho.

A partir daí é só adicionar um filtro de infravermelho à câmera.

Quem quiser fazer seu próprio filtro de infravermelho pode procurar vídeos na internet como este, que explicam tudo passo a passo.

Redimensione e edite fotos gratuitamente

Gostaria de enviar fotos por e-mail, mas elas levam muito tempo para serem anexadas e também para serem abertas depois. Há algum programa gratuito recomendado para comprimir as fotos e fazer uma edição básica rápida?

Enviado por Angela D.

Duas sugestões: quando se trata de deixar as fotos menores para e-mail, tenha em mente que não haverá muita satisfação na hora de comprimir os arquivos. Fotos digitais, especialmente imagens JPEG, já são muito comprimidas. Em vez disso, tente redimensioná-las. Mais especificamente tente fazer uma cópia menor das fotos originais (deixe as originais intactas) e envie por e-mail as cópias alteradas. Como elas são menores, leva menos tempo para enviar e receber.

O Windows XP possui uma ferramenta para redimensionar embutida; selecione a foto, clique com o botão direito do mouse nela e vá em Enviar foto por e-mail.

Para editar, um dos programas gratuitos mais populares é o Irfanview. Ele tem um ótimo número de ferramentas de visualização e de edição para um programa gratuito. Faça o download na biblioteca de downloads da PC World.

Salvando arquivos JPEG

Minha câmera digital não permite que eu crie imagens em qualquer formato a não ser JPEG. Quando faço o upload para o meu computador, obviamente quero abri-las para vê-las. Eu sei que deveria usar uma cópia para edição, mas gostaria de saber se apenas abrir (e fechar) um JPEG para exibição causa perda de dados.

Enviado por John Gildea

O JPEG somente perde qualidade quando é sobrescrito, ou seja, salvo novamente com o mesmo nome. É como fazer uma cópia da cópia, sendo que a cada nova delas a imagem vai ganhando imperfeições. Abrir para exibir não salva a foto novamente, então não há perda de dados.

>Para ter mais dicas de fotografia. Clique aqui

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail