Home > Notícias

Insulto ao fundador da Turquia leva bloqueio do YouTube no país

Maior provedor de telecom do país disse que vai iniciar o bloqueio imediato.

Por Redação do IDG Now!

07/03/2007 às 18h58

Foto:

Maior provedor de telecom do país disse que vai iniciar o bloqueio imediato

A justiça da Turquia ordenou o bloqueio do YouTube no país nesta quarta-feira (07/03), atendendo a solicitação de um promotor público que pediu o bloqueio ao site por trazer vídeos que insultavam o fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, reportou a agência Associated Press.

A operadora Turk Telekom, maior provedor de telecom do país, disse que vai iniciar o bloqueio imediato, obedecendo a justiça do país.

O presidente da operadora, Paul Doany, disse à agência que a empresa não está em condições de discutir se o YouTube insultou ou não a autoridade turca e que a tele vai obedecer a ordem judicial.

Doany disse que a operadora vai liberar o acesso ao site de compartilhamento de vídeos caso a decisão judicial seja revista.

Em janeiro, uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo, por decisão do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, pediu a proibição do acesso, por brasileiros, a um vídeo que mostrava a modelo Daniella Cicarelli com o namorado em uma praia na Espanha.

Na prática, o que acabou acontecendo foi o bloqueio ao site como um todo. A medida revoltou os usuários brasileiros, o que forçou o desembargador a rever sua decisão, dizendo que, na verdade, pediu o bloqueio ao vídeo e não ao site.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail