Home > Notícias

Mundo vai ficar sem espaço em discos rígidos

Dados vão superar a capacidade dos sistemas de armazenamento em 2010

Por Maxwell Cooter, para o IDG Now!

07/03/2007 às 14h49

Mundo_HD_70X84.jpg
Foto:

Dados vão superar a capacidade dos sistemas de armazenamento em 2010

A quantidade de dados armazenados globalmente atingiu 161 exabytes em 2006, o equivalente a 12 estantes de livros, cada uma delas com 149,5 milhões de quilômetros, o equivalente a distância da Terra para o Sol, segundo pesquisa do IDC.

Uma outra forma de entender esses dados é saber que essa capacidade equivale a 330 milhões de anos de músicas no formato MP3 ou três milhões de vezes a quantidade de informações já publicadas em todos os livros já escritos.

O instituto de pesquisa alerta que, em 2010, a capacidade de dados armazenados em sistemas de armazenamento vai chegar a 988 exabytes (ou 988 milhões de gigabytes), mais do que a capacidade prevista, estimada em 600 exabytes.

A IDC estima também que, em 2007, pela primeira vez, os dados criados vão ultrapassar a capacidade de armazenamento disponível no mundo.

“O incrível crescimento e quantidade de diferentes tipos de informações sendo gerados de vários lugares representem mais do que uma explosão da informação em uma escala sem precedentes”, afirmou John Gantz, vice-presidente sênior da IDC.

*Maxwell Cooter é editor do Techworld.com, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail