Home > Notícias

Microsoft quer substituir formato de fotos JPEG por seu HD Photo

A empresa diz que algorítimo peso-leve do novo formato gera imagens de maior qualidade e com metade do tamanho do JPEG

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

08/03/2007 às 16h36

Foto:

A empresa diz que algorítimo peso-leve do novo formato gera imagens de maior qualidade e com metade do tamanho do JPEG

A Microsoft irá em breve submeter a uma organização internacional de padronização um novo formato de foto, que alega oferecer imagens de maior qualidade com melhor compressão, disse a companhia na terça-feira (08/03).

O formato, HD Photo - nome escolhido recentemente para substituir o Windows Media Photo -, tem na mira o formato JPEG, tecnologia de 15 anos que ainda é muito usada em câmeras digitais e aplicações de imagem.

Ambos os formatos capturam imagens e usam compressão para diminuir o tamanho dos arquivos para que mais fotos caibam dentro de um cartão de memória. Durante a compressão, no entanto, a qualidade da foto tende a cair.

A Microsoft disse que o algorítimo peso-leve do HD Photo causa menos danos às fotos durante o processo de compressão, o que resulta em imagens de maior qualidade e com metade do tamanho do JPEG.

O formato pode também acomodar compressões “sem perda” (lossless) ou “com perdas” (lossy), dois métodos com diferentes efeitos na qualidade da imagem. A Microsoft disse que ajustes de cor e exposição poderão ser feitos sem precisar descartar ou truncar dados, o que ocorre com outros formatos bitmap.

Apesar de o JPEG estar envelhecendo, ele foi modificado para se manter atualizado. O último formato JPEG, o 2000, combina mais qualidade de imagem e compressões dos dois tipos. O JPEG original só fazia compressão lossy.

O tempo dirá se o HD Photo substituirá o JPEG ganhando o apoio de vendedores de impressoras, câmeras e aplicações. Mas a Microsoft está apoiando o formato em produtos como os sistemas operacionais Vista e XP e já ganhou um importante aliado entre os vendedores.

Nos próximos dois meses, a Adobe Systems e a Microsoft lançarão plug-ins para versões CS3 e CS2 de seu popular programa Photoshop para os sistemas Vista, XP e Mac OS. Além disso, a Microsoft também um HD Photo Device Porting Kit, para que fabricantes de hardware também apóiem o formato.

*Jeremy Kirk é repórter do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail