Home > Notícias

Aprenda a configurar seu notebook para imprimir em redes sem fio

Como imprimir no escritório, faculdade, lanhouse ou em qualquer lugar com uma impressora disponível para compartilhamento

Por Cíntia Costa, especial para o IDG Now!

09/03/2007 às 18h40

Foto:

Como imprimir no escritório, faculdade, lanhouse ou em qualquer lugar com uma impressora disponível para compartilhamento

O advento da mobilidade é um dos principais atrativos dos notebooks. Você pode usar a máquina no trabalho, em casa, na faculdade, em viagens. Para imprimir não é diferente: é possível usar impressoras via Wi-Fi em diferentes locais, desde que haja disponibilidade de compartilhamento da impressora. Aprenda a fazer isso.

O primeiro pré-requisito é que tanto o desktop em que está conectada a impressora quanto o notebook devem estar ligados à mesma rede, seja por meio de cabo conectado ao roteador ou Wi-Fi.

Verifique, então, se a impressora em questão está disponível para compartilhamento. Entre no painel de controle do desktop pelo menu Iniciar, clique em Impressoras e aparelhos de fax. Dentro dessa pasta estão todas as impressoras conectadas ao PC. Clique com o botão direito sobre a escolhida, selecione Propriedades e a aba Compartilhamento. Caso a impressora não esteja disponível para rede, selecione “Compartilhar esta impressora”.

O próximo passo é adicionar a impressora no notebook. Mesmo caminho feito no desktop: Inicial, Painel de controle, Impressoras e aparelhos de fax. Há a opção Adicionar impressora.

Ao clicar nela, o computador pergunta se o usuário quer uma impressora local conectada a ele ou uma de rede ou conectada a outra máquina. Selecione a segunda opção, e então Localizar impressora. O notebook encontrará então a que você acabou de disponibilizar no desktop. Adicione-a e voilá: você já pode imprimir documentos do notebook diretamente.

Vale dizer que esse processo é mais simples em redes domésticas, mas pode ser mais difícil dependendo da infra-estrutura da rede ou de políticas de segurança de locais como escritórios, lan-houses e etc.

Diante de dificuldades, como no caso de você não ter acesso ao desktop em que a impressora está conectada e ela estiver indisponível para compartilhamento, ou seja, seu laptop não a encontrar na rede, procure o administrador da rede.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail