Home > Notícias

Samsung apresenta chip de memória flash de 8GB para celulares

Chip moviNAND, componente do tipo de maior capacidade até o momento, deve entrar em produção em massa até o final do ano

Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*

12/03/2007 às 10h43

Foto:

Chip moviNAND, componente do tipo de maior capacidade até o momento, deve entrar em produção em massa até o final do ano

A Samsung Electronics começou a produzir um novo chip de memória flash de 8GB (gigabytes), suficiente para guardar mais de 2 mil músicas em um celular, disse a empresa nesta segunda-feira (12/03).

A expectativa é que o chip moviNAND, considerado o componente de memória chip embutida de maior capacidade até o momento, entre em produção em massa até o final do ano.

A linha moviNAND da Samsung combina memórias flash e firmware (conjunto de instruções em software armazenados em memória somente para leitura) em um chip interno para telefones móveis e outros dispositivos.

Os chips usam a difundida interface MMC (multimedia card), permitindo aos fabricantes integrá-los em dispositivos com mais rapidez e menos custos, disse a Samsung.

A MMC também permite taxas rápidas de transferência. O novo chip processa 52 MB (megabytes) de dados por segundo, o dobro da performance do chip de 4 GB da Samsung, disse a empresa.

A Samsung iniciou a produção de chips moviNAND de 1 GB e 2 GB em setembro. A companhia projeta que as vendas do chip atinjam 4 bilhões de dólares em 2010.

Os chips de memória flash NAND são pequenas, rápidas e consomem pouca energia. Elas também são usadas em cartões de memória, tocadores multimídia e outros dispositivos.

*Jeremy Kirk é editor do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail