Home > Dicas

Turbine seus gráficos

Veja como azeitar o desempenho da CPU e da placa gráfica para melhorar seu desempenho

Por PC WORLD (EUA)

12/03/2007 às 16h20

graficos-turbinados_70x84.jpg
Foto:

Veja como azeitar o desempenho da CPU e da placa gráfica para melhorar seu desempenho

Graficos Turbinados 100 120Aplicações específicas costumam exigir mais desempenho de alguns componentes do computador. Games, por exemplo, necessitam de grande capacidade de processamento numa combinação de esforços da CPU e da placa gráfica. Separamos algumas dicas legais que vão ajudá-lo a extrair uma forcinha a mais do seu PC.

Dê corda no clock
Jogadores de plantão e usuários de PCs veteranos tiram até a última gota do desempenho de seus sistemas, forçando a freqüência de clock da CPU além dos ajustes de fábrica. É possível fazer o mesmo com a placa de vídeo e turbinar as unidades de processamento gráfico (GPU). O Overdrive, da ATI, e o Coolbits, da nVidia, são programas que vêm com os drivers gráficos, instalados juntos com as placas.

Talvez seja necessário destravar o Coolbits para torná-lo visível no programa de configuração ForceWare, da NVidia. Mas fique atento: o superaquecimento pode destruir os circuitos mais delicados da placa de vídeo.

Ensine ao monitor quem é BIOS
Se o micro usa gráficos AGP – o que é provável, caso o sistema não tenha sido adquirido recentemente –, existem configurações de baixo nível de BIOS que podem melhorar a performance dos gráficos.

Abra o programa de configuração (Setup) da CPU antes que o Windows seja carregado. Isso é feito pressionando uma tecla específica – varia de um sistema para outro. A tecla Delete é a mais comum. Localize as seguintes opções e faça os ajustes necessários:

AGP Mode: ajuste esse item até o máximo que sua placa suportar, de 2X a 8X – verifique no site do fabricante a velocidade máxima permitida para o modelo de placa que tiver.

Fast Write AGP: ativar essa opção geralmente acelera placas de vídeo que não sofreram overclocking.

AGP Aperture Size: função que administra o fluxo de dados gráficos na RAM toda vez que a memória na placa de vídeo fica lenta. Para placas de vídeo com até 32 MB de memória, aumentar a abertura para 128MB ou mais pode melhorar o desempenho dos jogos com textura.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail