Home > Notícias

IBM inicia produção do chip Cell no processo de 65 nanômetros

Mais conhecido como o núcleo do recém-lançado PlayStation 3, o processador também é usado em supercomputadores da Big Blue

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

12/03/2007 às 17h47

Foto:

Mais conhecido como o núcleo do recém-lançado PlayStation 3, o processador também é usado em supercomputadores da Big Blue

A IBM começou a produzir uma versão mais avançada do processador Cell, chip desenvolvido pela Sony e pela Toshiba.

O novo Cell Broadband Engine está sendo fabricado na fábrica da IBM em East Fishkill, em Nova York, usando o processo de produção de 65 nanômetros, que é uma melhoria em relação ao atual processo de 90 nanômetros.

Tipicamente, esta evolução no processo de produção resulta em chips menores e que gastam menos energia.

O chip Cell é mais conhecido como o coração do recém-lançado PlayStation 3, da Sony, mas também é usado em computadores IBM.

O primeiro computador baseado no Cell foi lançado pela IBM em setembro do ano passado. O BladeCenter QS20 está sendo promovido entre usuários industriais, com aplicações em imagens para medicina, setor aeroespacial, defesa, animações digitais, comunicações e energia.

Entre os primeiros a adotarem a tecnologia estão a Universidade de Manchester e o Fraunhofer Institute.

A IBM também conquistou um contrato com o Departamento de Energia para fornecer um supercomputador baseado no Cell. Apelidado de "Roadrunner", o computador será capaz de fazer 1 trilhão de cálculos por segundo (um petaflop).

O braço de entretenimento da Sony planeja usar a versão de 65 nanômetros do Cell no PlayStation 3 no futuro para reduzir custos de produção.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail