Home > Notícias

Seagate começa a vender HD mais seguro do mercado

Disco Momentus 5400 FDE.2 chega às lojas no final de março em laptop da ASI com encriptação integrada ao boot para proteger dados

Por John E. Dunn, para o IDG Now!*

12/03/2007 às 10h53

Foto:

Disco Momentus 5400 FDE.2 chega às lojas no final de março em laptop da ASI com encriptação integrada ao boot para proteger dados

Dois anos após ser anunciado pela Seagate, o disco rígido mais seguro do mercado deverá começar a ser vendido dentro do laptop da integradora ASI Computer Technologies.

O disco Momentus 5400 FDE.2 teve uma gestação longa, mas chegará às lojas no final de março no portátil C8015+, da ASI, que custará 2.150 dólares.

Assim como a encriptação integrada ao próprio disco usando aceleração de chip, o laptop também tem um módulo de plataforma confiável e leitor de digitais, funções de segurança que aumentam em 20% o preço de um notebook padrão com chip Intel Core 2 Duo.

O drive que vem na máquina ASI será uma versão de 80 GB, mas modelos com 100 GB, 120 GB e 160 GB estão prestes a ser lançados, todas baseadas na interface SATA e com velocidade de rotação de 5.400 RPM.

A principal vantagem do Momentus FDE.2 está na maneira como a leitura e gravação foram integradas à encriptação AES de 128-bits no nível do firmware DriveTrust.

O usuário não tem poder para definir uma senha que dê acesso ao HD durante o início do sistema, mas também não tem ciência de que todos os dados não usados são encriptados e desencriptados.

Os dados nunca estão desprotegidos, a não ser quando são usados por uma aplicação.

Integrar encriptação em discos rígidos não é uma mera apelação da companhia. Segundo a Seagate, qualquer companhias dos Estados Unidos que perca um laptop usando o drive não sofrerá notificações públicas de perda, mesmo se as informações forem altamente confidenciais.

Isto faz com que o novo HD tenha um potencial de mercado em razão dos elevados vazamentos de informações provenientes de roubos de notebooks.

"Faz mais de cinco anos que sabíamos que a segurança em armazenamento seria necessária", afirmou o diretor de marketing para notebooks da Seagate, Joni Clark. "Este produto está em desenvolvimento há dois anos, enquanto a tecnologia vem há mais de cinco anos", diz.

A companhia teve cuidado em não divulgar muitos dados sobre o Momentus por um longo período, presumidamente para preparar o mercado para o que seria uma mudança radical de conceito que poderá chegar a todos os HD em pouco tempo.

Mas a companhia foi cuidadosa em seu lançamento, preocupada que a encriptação completa do disco possa ser vista como uma tecnologia que matará outras.

A empresa até mesmo desenvolveu uma versão de testes do drive FDE como conceito para provar que a tecnologia poderia funcionar sem sistemas de gerenciamento caros e complicados.

*John E. Dunn é editor do IDG News Service

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail