Home > Notícias

Intel entra na área de memória flash com drives de estado sólido

Produto de entrada da Intel no mercado ainda é quatro vezes menos potente que os concorrentes, como o disco de 32 GB da SanDisk

Por Lucas Mearian, para o IDG Now!*

13/03/2007 às 11h12

Foto:

Produto de entrada da Intel no mercado ainda é quatro vezes menos potente que os concorrentes, como o disco de 32 GB da SanDisk

A Intel anunciou na segunda-feira (12/03) o lançamento da sua primeira memória flash NAND para o mercado de drives de estado sólido, o Intel Z-U130 Value Solid-State Drive. Este tipo de drive tem função equivalente a de um disco rígido (HD), mas utiliza memória flash ao invés de discos magnéticos.

O lançamento do produto representa um desafio à Samsung, que é a maior produtora mundial de memória flash NAND para eletrônicos portáteis e hardwares, como drives USB.

O Z-U130 está disponível em capacidades de 1GB (gigabyte) a 8GB e usa interfaces padrão de mercado USB, disse a empresa em um documento à imprensa.

O drive oferece velocidade de leitura de 28MB/segundo e 20MB/segundo para gravação. A Intel espera que o drive seja usado em todo tipo de equipamento, de servidores e PCs a videogames.

O produto de entrada da Intel no mercado ainda é quatro vezes menos potente que os concorrentes, como o disco de 32GB da SanDisk, anunciado em janeiro.

A Intel rebate a rival dizendo que o Z-U130 tem 5 milhões de horas até a falha, contra 2 milhões do produto da Samsung.

De acordo com a fornecedora, o drive é uma alternativa mais veloz de armazenamento que acelera operações comuns inerentes ao PC, como localizar códigos de iniciação de sistema, sistemas operacionais e bibliotecas comuns de aplicações.

A Samsung anunciou recentemente o primeiro disco rígido híbrido, que usa memória flash NAND com um disco rígido. O drive oferece capacidades de 80GB, 120GB e 160GB, com 4GB de memória flash para cache de dados.

Os discos de estado sólido oferecem iniciações de sistema mais rápidas, códigos embutidos de armazenamento, acesso mais ágil aos dados e menor consumo de energia a PCs, roteadores, servidores, jogos e aplicações industriais.

O Z-U130 é a primeira oferta da Intel na linha e estará disponível em densidades de 1GB, 2GB, 4GB e 8GB.

A Intel afirma já ter firmado acordos com fabricantes de servidores, notebooks e fabricantes de PCs para o uso do Z-U130. O disco também será usado em produtos embarcados da Intel para roteadores e terminais de ponto-de-venda.

*Lucas Mearian é editor do Computerworld, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail