Home > Notícias

Vista 30 dias: Acesso doloroso

Um mês após o lançamento, a incompatibilidade entre softwares e o sistema ainda é o maior problema da migração

Por Dan Tynan, PC World EUA

13/03/2007 às 17h08

Foto:

Um mês após o lançamento, a incompatibilidade entre softwares e o sistema ainda é o maior problema da migração

VISTA30DIAS ACESSO 70 84Uma das funções mais controversas do Vista é o seu Controle de Contas de Usuário. No XP, era muito mais simples a instalação de softwares e realização de mudanças no sistema; no ajuste original do Vista, você tem de verificar cada mudança efetuada no sistema.

Isto dificulta a atuação de malware, mas também cria empecilhos para o usuário.

Assim como o estudante Eirik Lundmark, muitos simplesmente se arriscam e acabam desativando o CCU (a única medida possível, já que não é permitida nenhuma configuração). “Sou um usuário experiente e o CCU não me permitia nem criar uma nova pasta nos Arquivos de Programas”.

Ironicamente, as medidas de segurança do Vista também tornam mais difícil o funcionamento de softwares legítimos – particularmente, os de segurança. Metade dos participantes da pesquisa encontrou problemas ao fazer os aplicativos trabalharem com o Vista – scanners antivírus, firewalls e players de mídia apresentaram os mesmos problemas.

Um exemplo é o caso do consultor John Ohannessian que não conseguia reinstalar sua antiga cópia do ZoneAlarm Security Suite devido à incompatibilidade com o sistema. Ele culpa as desenvolvedoras de software por não terem aprontado seus produtos a tempo da chegada do Vista.

“A ZoneAlarm planeja lançar uma versão para o Vista de seu pacote de segurança 7.0 já no primeiro trimestre do ano”, diz Laura Yecies, gerente-geral da divisão de consumo e pequenas empresas da companhia. Consumidores que comprarem o ZoneAlarm para XP farão upgrades gratuitos quanto a versão para o Vista estiver pronta.

Laura explica que as mudanças tardias para os protocolos API, a necessidade de integração com o Centro de Segurança do Windows e a complexidade do software de segurança foram os culpados por este atraso.

Outras companhias de softwares de segurança, como McAfee e Symantec, também falharam na distribuição de softwares certificados para o Vista. Representantes das duas companhias explicam que seus softwares são compatíveis com a versão 32-bit do sistema e que produtos aptos à versão 64-bit estarão disponíveis até o fim do ano. A Trend Micro, também da área de segurança, conseguiu produzir uma versão Vista antes do lançamento do sistema.

Quem também correu para se atualizar foi a Apple que, 30 dias após o lançamento do Vista, lançou um upgrade para o iTunes que deve fazê-lo funcionar com a maioria das edições de 32-bit do Vista. No entanto, ainda avisa usuários da possibilidade de que alguns problemas, como corrupção de dados, podem acontecer.

Outros usuários deverão ainda pagar para ter o “privilégio” de rodar seus aplicativos favoritos. O QuickBooks 2006, por exemplo, não funciona por causa das mudanças na forma como o Vista compreende a questão dos direitos autorais.

A porta-voz da Intuit, desenvolvedora do software, afirma que não era vantajoso para a empresa adequar toda a sua linha de produtos antigos ao Vista. Usuários do QuickBook com máquinas rodando o Vista terão de fazer o upgrade para o QuickBooks 2007 que é inteiramente compatível com o sistema operacional.

Autor do livro Windows Vista Inside Out, Ed Bott conta que os desenvolvedores de software que não seguiram as práticas de programação com o XP estão pagando o preço de seus erros com o Vista – no mesmo lado da moeda, quem sofre é o consumidor.

“A Intuit se tornou um símbolo para as companhias que vinham construindo softwares para o XP e violando as regras”, diz Boot.

“Até agora elas conseguiram se dar bem. Porém, hoje seus clientes têm de esquecer as atualizações para o Vista ou pagar à Intuit uma soma significativa, mesmo que eles não estivessem precisando fazer upgrades do QuickBooks”.

.:
O visual conta pontos: a interface é elogiada; mas aproveitá-la por inteiro é
para poucos

.:
Depois que o Uau! passa: para alguns, o problema começa já na instalação

.:
Pesquisa mostra o que pensam mil usuários

.:
S.O.S.: onde encontrar ajuda

.:
Especial: tudo o que você precisa saber sobre o Windows Vista

.:
Voltar para Vivendo com o Windows Vista

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail