Home > Notícias

Vivendo com o Vista: os primeiros 30 dias

A PC WORLD mostra que muitos usuários têm tido problemas, enquanto outros já declaram amor ao sistema; confira a primeira parte do especial sobre o Vista

Por Dan Tynan, PC World EUA

13/03/2007 às 10h47

Vista-30dias_70x84.jpg
Foto:

A PC WORLD mostra que muitos usuários têm tido problemas, enquanto outros já declaram amor ao sistema

Vista30dias_100x120.jpgEm fevereiro, o desenvolvedor de circuitos Bryce Parkhurst adquiriu um notebook Toshiba Satellite com Vista Basic instalado.

Sua finalidade principal seria o entretenimento musical, mas a melodia logo desafinou: o novo sistema parecia rodar tudo bem lentamente.

Seu controle MIDI Alesis Photon X25 não funcionava mais. Quando ele tentou rodar seu programa favorito de DJ virtual, não funcionou corretamente; ao tentar encerrar o programa, o Vista reiniciou em modo de segurança.

Qualquer tentativa de mudança no sistema desencadeava uma série de mensagens do Controle de Contas do Usuário.

Após cinco dias, Parkhurst jogou a toalha e removeu o Vista, reinstalando o XP. Desde então, não teve mais problemas.

Ao contrário dele, o meteorologista Bernard Mongeon está adorando o Vista Ultimate, apesar dos problemas em fazê-lo trabalhar com o scanner e o software de segurança de seu laptop de três anos. Compreensivo, Mongeon acredita que estas falhas fazem parte da migração para um novo sistema.

Já o estudante Mandar Jandav fica em cima do muro. O visual 3D do Vista Premium faz sua cabeça, mas as incompatibilidades entre software e hardware em seu recém-adquirido laptop Dell só lhe trazem tormentos.

Os três usuários dão uma boa amostra da disparidade de sensações que o Vista vem causando nestes seus primeiros meses de disponibilidade.

Numa pesquisa realizada pela edição norte-americana de PC WORLD, que contou com mais de mil usuários que migraram para o sistema, apenas um pouco mais de um terço declarou estar satisfeito com o sistema. Outro terço reportou estar razoavelmente satisfeito, mas não exatamente em uma lua-de-mel. Por fim, um em cada quatro participantes declarou estar desapontado.

E, apesar dos comentários positivos, a maioria (61%) declarou ter tido problemas em fazer o Vista trabalhar com algum hardware ou software. Após cinco anos de desenvolvimento, o Vista promete muito, mas ainda tem muitos problemas a resolver.

Ao longo da semana, você acompanha detalhes da pesquisa realizada e depoimentos de usuários e fabricantes. Confira nas reportagens abaixo:

.: O visual conta pontos: a interface é elogiada; mas aproveitá-la por inteiro é para poucos

.: Acesso doloroso: incompatibilidade com outros softwares ainda é o maior problema

.: Depois que o Uau! passa: para alguns, o problema começa já na instalação

.: Pesquisa mostra o que pensam mil usuários

.: S.O.S.: onde encontrar ajuda

.: Especial: tudo o que você precisa saber sobre o Windows Vista

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail