Home > Notícias

Falha no OneCare apaga mensagens inócuas e provoca fúria de usuários

Brecha que apaga base de e-mails caso um malware chegue à caixa postal confunde suporte da Microsoft nos EUA e irrita usuários

Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*

13/03/2007 às 16h04

Foto:

Brecha que apaga base de e-mails caso um malware chegue à caixa postal confunde suporte da Microsoft nos EUA e irrita usuários

Usuários, ainda furiosos sobre o hábito do OneCare de fazer mensagens desaparecerem, estão recorrendo ao suporte da Microsoft e alegando que a correção proposta não recupera nenhuma mensagem.

"Tenho lidado com dois suportes diferentes da Microsoft desde o final de fevereiro. Foram três pessoas diferentes com três promessas diferentes", escreveu um usuário identificado como AN525-24 em um post no fórum do OneCare dedicado ao problema.

Na semana passada, a Microsoft tomou conhecimento que um bug em seu aplicativo de segurança OneCare está colocando arquivos do Outlook e do Outlook Express em quarentena quando encontrava malwares em um anexo.

A companhia afirmou que usuários poderiam recuperar os arquivos .pst e .dbx, que congregam todas as mensagens, apenas abrindo a pasta de quarentena.

Alguns usuários afirmaram que a estratégia não funcionou para eles. "Quando disse ao técnico que não havia nada na pasta, ele me acusou de apagar o arquivo, já que o programa não faria isto. Será que precisarei ir pessoalmente até Washington para ter ajuda nesta questão?", questiona o mesmo usuário.

"O último técnico do suporte insistiu que eu deletei o arquivo", corroborou Kevin Kimp em entrevista por e-mail. "Não fiz nada disto. O único passo que tomei dentro do OneCare foram os que o suporte me indicou".

Pelo menos dois usuários afirmaram que seus casos foram encerrados pela Microsoft por que o suporte se convenceu que foram eles que deletaram os arquivos do OneCare. Dois dias após a Microsoft confirmar o bug, representantes do suporte técnico afirmaram que o problema não era com o OneCare.

A Microsoft deverá divulgar uma correção para a falha do OneCare nesta terça-feira (13/03), mas ainda não está claro se o pacote conseguirá recuperar as mensagens já perdidas.

Questionado a comentar a impossibilidade de alguns usuários em recuperar mensagens, um executivo da Microsoft se restringiu a afirmar que "toda informação quer poderíamos oferecer foi divulgada" em comunicado na última semana.

Outra possível falha nos planos da Microsoft para corrigir o OneCare veio a tona na segunda-feira.

"Ao abrir o Outlook 2007, o programa afirmou que não havia mais arquivos .pst", afirmou o usuário SeaBrook. "Meu OneCare estava configurado para deletar arquivos, não colocá-los em quarentena".

Na semana passada, a Microsoft identificou apenas antigas edições do Outlook, como a 97 e 2000, e a versão integrada ao Outlook Express no Windows XP como atingidas pelas falha do OneCare.

O problema com os usuários já começou a formular projetos sobre um processo em grupo contra a gigante de software.

"A resposta para os problemas de todos é formamos um grupo para processar a Microsoft imediatamente por danos causados (pelas mensagens apagadas por engano pelo OneCare) e usar o dinheiro que provavelmente ganharemos para comprar um Mac", afirma, em tom irônico, o usuários Gozargozarian.

*Gregg Keizer é editor do IDG News Service, em Framingham.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail