Home > Notícias

Vista 30 dias: O visual conta pontos

Novo visual do sistema é elogiado, mas aproveitá-lo por inteiro ainda não é uma realidade para todos

Por Dan Tynan, PC World EUA

13/03/2007 às 16h43

Foto:

Novo visual do sistema é elogiado, mas aproveitá-lo por inteiro ainda não é uma realidade para todos

aero 100 150Em uma coisa, todos os usuários do novo sistema concordam: o Vista tem um belo visual. Mais de 80% dos participantes da pesquisa declararam que a nova interface foi uma melhoria.

O ambiente translúcido Aero, disponível nas versões Premium e Ultimate, é uma das poucas funções que justificam o "Uau" empregado pela Microsoft no marketing de divulgação do sistema.

"A interface Aero é excelente", diz o estudante Brandon Morgan, que teve problemas em rodar o Vista Premium que veio instalado em seu novo laptop Dell. "A primeira vez que eu utilizei o Vista lembrei do Mac OS, mas ele parece ser bem mais sofisticado".

Porém, nem todos puderam aproveitar o belo visual do Vista. Um em cada sete usuários do Vista teve problemas em obter drives de vídeo capazes de suportar Aero e Directx10, que permite games com gráficos mais rápidos e realistas.

“Minha placa de vídeo nVidia GeFroce 8800GTX constantemente derruba a interface Aero quando estou usando os drives”, reclama o bancário Sergio Yanez. Segundo ele, o problema geralmente aparece quando ele usa um programa de conversão DivX.

Realmente, problemas com placas de vídeo reinam na lista de reclamações de hardware do Vista, seguidos por problemas com placas de som e webcam.

Apesar de a nVidia ter lançado drivers certificados para o uso com o Vista para suas séries GeForce 6 e 7 em 30 de janeiro, ela não distribuiu drivers finais para sua placa top de linha GeForce 8800 antes de três semanas. Atrasos no driver e falhas inspiraram comprados insatisfeitos a lançar um site de protesto contra a marca (www.nvidiaclassaction.org).

A razão para o deslize? Construir drivers para o Vista é bem mais complexo do que era para o XP, conta Dwight Diercks, vice-presidente de engenharia de software da nVidia. “O Vista requisita um modelo totalmente novo de driver para gráficos”, afirma. “Ele muda a forma como a exibição acontece e remove porções antigas de drivers que usavam os mesmos códigos desde os tempos do NT 4.0”

.: Acesso doloroso: incompatibilidade com outros
softwares ainda é o maior problema

.:
Depois que o Uau! passa: para alguns, o problema começa já na instalação

.:
Pesquisa mostra o que pensam mil usuários

.:
S.O.S.: onde encontrar ajuda

.:
Especial: tudo o que você precisa saber sobre o Windows Vista

.: Voltar para Vivendo com o Windows Vista

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail